Diagnóstico revela que Estado deve aluguéis, fornecedores, convênios e encargos

Aluguéis de imóveis e inadimplência com fornecedores são alguns dos problemas já identificados e apresentados ao governador durante reunião que durou toda a tarde desta terça-feira, 20

Governador recebe diagnóstico
Descrição: Governador recebe diagnóstico Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O alto escalão do Governo do Estado apresentou ao Governador Marcelo Miranda o inicio do levantamento do que foi encontrado até agora nas pastas, fundações e autarquias do Tocantins. A reunião a portas fechadas no Palácio Araguaia durante toda a tarde desta terça-feira, 20, reuniu todos os representantes das secretarias e instituições públicas estaduais.

 

Segundo o secretário Geral de Governo, Herbet Brito, o Buti, “o governador recebeu um relatório sintetizado, em relação às dividas, patrimônio, convênios, contratos, e toda a documentação será agora sistematizada, para no momento oportuno, o governador apresente a realidade encontrada. O objetivo do Governo é fazer com que a máquina flua, para que a população seja bem atendida. O secretário disse que “os principais gargalos encontrados são relacionados às segurança, saúde e os setores que mais afetam diretamente a população”.

 

“Nas páreas especificas, cada secretaria vai levantar o patrimonial, pessoal, financeiro, dívidas, receitas e essa reunião serviu para pegar esses dados. Depois será feito um trabalho de pontualização desses dados para apresentar à sociedade um relatório”, afirmou o secretário de Articulação Política, Paulo Sidney.

 

Mesmo sem um diagnóstico pronto, de acordo com Sidney, a situação é gravíssima, “a sociedade precisa saber qual herança foi recebida, e a partir desses dados, o Governo vai começar a fazer o seu plano de metas. Mesmo sem os dados consolidados, posso afirmar que a situação é muito grave. Nós percebemos claramente que há divididas praticamente em todas as áreas. Coisas que não foram pagas, como por exemplo, os aluguéis dos imóveis que o Estado aluga nas cidades, estão em torno de sete meses atrasados. Praticamente todos os fornecedores, encargos sociais e convênios estão sem pagamento, o que é gravíssimo”, afirmou o secretário.

 

Conforme noticiado pelo T1 Notícias, as principais pendências deixadas pelo governo passado no Estado, são relacionadas à área funcional, de acordo com o novo Governo. O levantamento feito pela Secretaria da Administração (Secad) apontou contas atrasadas e repasses que não foram feitos.

 

Medidas emergenciais

Buti explicou ainda que algumas medidas emergenciais já estão em curso, mas que após o levantamento, outras medidas virão. Ele citou a regularização dos estoques e alimentação nos hospitais com algumas dessas medidas. O diagnóstico ainda não tem data definida para ser apresentado. O Governador Marcelo Miranda quer que as reuniões aconteçam quinzenalmente. 

 

Leia também:

Secad diz que situação funcional é caótica e cenário na Sefaz também preocupa

Comentários (0)