Dilma confirma Kátia e mais 12 ministros: senadora fala em revolucionar Matopiba

A senadora Kátia Abreu concedeu entrtevista coletiva em sua residência logo após ser anunciada Ministra da Agricultura pela presidente Dilma Roussef, à imprensa nacional

Senadora Kátia Abreu deve ser anunciada ministra
Descrição: Senadora Kátia Abreu deve ser anunciada ministra Crédito: Bonifácio/T1

O Tocantins terá sua primeira representação em um ministério desde que foi criado em 1988, com a indicação da senadora Kátia Abreu(PMDB), ao Ministério da Agricultura confirmada no começo da noite desta terça-feira, em Brasília, pela presidenta Dilma Roussef(PT).

"É uma alegria, uma honraria, que divido com orgulho com todo povo tocantinense", afirmou a senadora ao receber a imprensa em sua casa e conceder entrevista logo após o anúncio oficial. Kátia Abreu confirmou que junto com o convite recebeu diversas determinações da presidente, mas que a mais contudente de todas, foi que o MAPA faça o resgate das classes D e E que vivem no campo, fazendo com que esses produtores e muitas vezes apenas moradores da zona rural ascendam à classe média produtora.

"Este é um dos nossos grandes desafios", admitiu a senadora, que na condição de ministra afirmou que irá trabalhar para dar acesso à teconologia e crédito para famílias de pequenos produtores no campo.

MATOPIBA

Falando em atuar para dar à região do Sul do Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia condições de aumentar a produção e melhorar na logística as condições de escoamento de produtos, a senadora tem a intenção de viabilizar uma agência que fomente o "MATOPIBA". 

"Temos aqui a maior região plana, agricultável, irrigável, do País", sustentou. O uso correto, legal e sustentável da água está no programa da futura ministra. "Queremos que o produtor de água seja remunerado, como o produtor de milho, de soja, de feijão é remunerado", afirmou.

Kátia descartou que vá atuar para aproximar-se do MST, como forma de vencer resitências. "A reforma agrária é tema de outro ministério. Agora, todas as pessoas que tenham seu pedaço de terra, seja ele herdado, comprado ou adquirido via reforma agrária terão o apoio do Ministério da Agricultura para produzir", disse

(Atualizada às 21h50)

 

Veja o que foi publicado mais cedo

 

A equipe do segundo mandato da presidente Dilma Roussef terá nomes de peso confirmados no final da tarde desta terça-feira, 23.

 

Segundo o Portal Uol e a Folha de S. Paulo, o ministro da Educação será anunciado, assim como o das Comunicações, Articulação Política, Agricultura, da Defesa, entre outros.

 

Irmão de Ciro Gomes, Cid Gomes(Prós) deve assumir a Educação, o governador da Bahia Jacques Wagner, que era cotado para assumir as Comunicações pode ser anunciado no Ministério da Defesa e Ricardo Berzoini pode assumir as Comunicações, onde Wagner era previsto.

 

O Ministério dos Transportes deverá ser ocupado pelo suplente da senadora Marta Suplicy, Antonio Carlos Rodrigues(PR).

 

A senadora Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins está na lista das confirmações entre os seis nomes do partido que ocuparão ministérios no segundo governo da petista. Ao lado dela Eliseu Padilha, é cotado para Portos, Pesca e Aviação Civil representando a cota da Câmara dos Deputado. Eduardo Braga, também do PMDB é aguardado para o Ministério das Minas e Energias.

 

Coletiva em Palmas

 

Em Palmas na tarde deste dia 23, a senadora Kátia Abreu convocou entrevista coletiva para as 17h30, em sua residência na capital. Na pauta, as indicações para o MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

Para assumir o ministério a senadora terá que abrir duas linhas de sucessão no Tocantins. Na Faet, deve se licenciar para que o vice, Paulo Carneiro, assuma o comando da entidade. No Senado se licenciará para ser substituída pelo suplente Donizeti Nogueira, do PT.

Comentários (0)