Eduardo do Dertins, Vilmar e Bonifácio sinalizam disputa pela Presidência da AL

Dos deputados que tiveram seus nomes ventilados, quatro já admitiram interesse em disputar a Presidência da Assembleia Legislativa. Eleições acontecem em fevereiro de 2015...

Presidência da AL começa a ser discutida
Descrição: Presidência da AL começa a ser discutida Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Quatro deputados da base do atual Governo podem deixar a disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa (AL), no próximo pleito, mais acirrada. Os nomes ventilados são de Vilmar (SD), Amélio Cayres (SD), Eduardo do Dertins (PPS) e Wanderlei Barbosa (SD), que já afirmou que não abre mão da disputa. Do outro lado, ventilam os anomes de José Bonifácio (PR) e o deputado eleito Paulo Mourão (PT). Eleições devem acontecer em fevereiro de 2015.

 

Eduardo do Dertins já se articula para conseguir o apoio dos demais membros do grupo, mas disse estar disposto a abrir mão para participar do pleito de outro colega. “Eu já vou para o 4º mandato, num grupo coeso (...) me sinto preparado e pronto para ser presidente, assim como para participar do grupo”, disse. Dertins avaliou que todos tem interesse, “eu imagino que não tem ninguém que não tenha interesse”. Ele ressaltou sua experiência como parlamentar e disse que, mesmo num momento prematuro para previsões, se sente pronto, respeita a experiência dos demais e acredita que a AL, madura, chegará a um consenso.

 

a

O deputado Vilmar também acredita na união e no entendimento do grupo. “Não pode ter a vaidade de dizer eu sou candidato por ser candidato” e confirmou: “eu sou candidato. Eu tenho essa pretensão, mas é preciso construir a unidade do grupo para pleitear isso”. O parlamentar afirmou que, caso tenha um colega com mais condições de ganhar, vai ceder. “Na política a gente tem que saber a hora de avançar e a hora de recuar e aqui na Casa não será diferente”. Vilmar contou que tem apoios, mas não afirmou quantos, disse apenas que trabalha a união dos pares.

 

Mais discreto, Amélio Cayres afirmou que está conversando com a bancada. Segundo ele, nenhum nome para presidência foi ventilado, há apenas conversas internas. Amélio Cayres pode ser candidato, segundo ele, se for de forma consensual: “estamos conversando”.

 

Segundo informações de bastidores, Osires Damaso também estaria sinalizando pretensão à disputa.

 

Do outro lado

Já o deputado Eli Borges (PROS), que atualmente é oposição, descartou a possibilidade a priori. Ele afirmou que não fez compromisso com nenhum colega, que não definiu a respeito de ser candidato e disse que pode levantar a discussão a partir de janeiro.

a

O deputado José Bonifácio (PR) admitiu interesse na disputa e disse que o desejo vem desde a eleição passada. “Na [eleição] passada eu consegui dois votos e nesta eu vou lutar para conseguir pelo menos três”, afirmou.

 

Segundo o parlamentar, até o momento se ventilou, também, da oposição ao atual Governo, o nome de Toinho Andrade. Sobre sua candidatura, Bonifácio afirmou que ainda não está trabalhando para a eleição para Presidência da AL. “Vou esperar a eleição para presidente [da República]” e justificou: “a AL está cheia de projetos e preciso ver se tem alguma orientação do Governo”.

 

Novo na Casa

O deputado eleito Paulo Mourão (PT) afastou a possibilidade de estar na disputa. “Eu acho que a Assembleia Legislativa é recheada de bons líderes, de bons nomes”, disse.


O ex-prefeito avaliou que seria uma honraria, mas disse que acredita que a escolha parte de uma discussão interna. “Eu não amadureci essa ideia. A casa tem hoje pessoas experientes, compromissadas com o Estado”.

 

Mourão afirmou que está mais preocupado com aumento de compromissos que o governador Sandoval Cardoso está propondo. “Agenda grave de aumento de compromissos para o Estado, com regalias e casuísmo. Esse é o tema que mais está me preocupando e atraindo minhas energias. Qualquer discussão de nome irá ocorrer a parir de janeiro, quando será o momento oportuno”, disse. 

 

Comentários (0)