Em encontro do PV na região Norte, Cláudia Lelis fala sobre segurança pública

Segurança é um dos maiores gargalos. Como resposta, a pré-candidata e vice-governadora falou do pacote para combater a violência anunciado pelo Governo

Cláudia Lelis se reúne com a comunidade
Descrição: Cláudia Lelis se reúne com a comunidade Crédito: Foto: Ascom/PV

A pré-candidata à prefeita de Palmas, a vice-governadora Cláudia Lelis, ouviu a comunidade em mais um evento do movimento PV Ouvindo Você, que apresenta um novo formato para a construção de um Plano de Governo, onde a população é protagonista.

 

Desta vez, o evento foi realizado na região norte de Palmas, na quadra 405 Norte, na noite desta terça-feira, 26. Os moradores desta, que é uma das áreas mais populosas de Palmas, mostraram, por meio de suas reivindicações e sugestões, que a região, à despeito do grande povoamento, é uma das menos assistidas pelo poder público municipal.

 

Os moradores apresentaram carências como a falta de vagas nas escolas e centros de educação infantil; de transporte público, atendimento médico e opções de lazer e esporte, além de políticas públicas que contribuam para atender segmentos como do idoso, da mulher e do jovem.  

 

Mas é na segurança, cujo tema foi um dos mais debatidos pelos participantes, que os moradores encontram o seu maior desafio. Mas Cláudia Lelis já trouxe na ocasião um alento à comunidade. “Eu não poderia deixar de trazer a boa notícia para vocês, anunciada pelo governador Marcelo Miranda, que foi o Pacote de Medidas da Segurança para a nossa Capital e o nosso Estado”.

 

A pré-candidata enumerou conquistas e investimentos para o setor, os quais também, junto com o governador, fez gestão direta para atraí-los, como a aquisição de 100 novas viaturas para Palmas no próximo mês; a convocação de 84 novos bombeiros do último concurso que já foram chamados e, em agosto, a realização de concurso com mil novas vagas para policiais militares. "Esse avanço no combate à violência é uma demonstração clara de que quando se tem vontade política para resolver os problemas da população, o poder público atua e o povo sai ganhando", pontuou Cláudia.

 

Além disso, Cláudia Lelis ressaltou a convocação dos aprovados da Polícia Civil e da Cidadania e Justiça (antiga Defesa Social) e que iniciam academia no segundo semestre. “Para que a gente possa ter mais segurança não só na nossa Capital, mas também no nosso Estado, para esta que é uma das maiores demandas da nossa população”, enfatizou a pré-candidata, em resposta a questionamentos como da moradora da 303 Norte, Maria dos Reis Marques de Silva Cardoso, 54 anos, assistente social.

 

Juventude

Maria dos Reis observou, por exemplo, que as crianças e jovens da região estão nas ruas à mercê da violência. “Hoje não tem mais nada de programas para nossas crianças e adolescentes”, disse, levantando também o gargalo das políticas públicas para este setor.

 

A pré-candidata disse ainda, em observação às demandas da assistente social e tantas outras elencadas, que o que se observa é que as reivindicações são problemas corriqueiros do cidadão e de fundamental importância para sua qualidade de vida, mas para os quais  falta a gestão pública eficiente. “O que precisa é de vontade política para fazer”, enfatizou Cláudia, que mais uma vez lembrou o exemplo dos jovens. 

 

Espaços urbanos

“A gente percebe que esses jovens que não têm o olhar do poder público sobre eles ficam soltos e sem ocupação e se tornam presa fácil de mal feitores”, disse, ao apontar medidas como a ocupação dos espaços urbanos para o esporte, o lazer e a cultura como uma saída eficiente para afastar os jovens da criminalidade.

 

Cláudia Lelis também lembrou que muitos destes espaços estão abandonados e sem manutenção, servindo como pontos de drogas e precisam ser revitalizados. Além disso, para ela, a escola também precisa ser despertada para atender a comunidade ficando aberta aos finais de semana. “A obra física é importante, mas a obra humana é muito mais importante ainda”, ressaltou, ao reafirmar também que a proposta do PV é levar um hospital de emergência para Palmas e ampliar a atenção à mulher através de Clínicas da Família. 

Comentários (0)