Em sessão solene na AL, jornalistas homenageados comentam desafios da profissão

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem aos jornalistas na manhã desta terça, 7, e a jornalista Roberta Tum foi uma das homenageadas. Dificuldades da profissão foram lembradas.

Luana Ribeiro indicou homenagem a Roberta Tum
Descrição: Luana Ribeiro indicou homenagem a Roberta Tum Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Presidida pela deputada Luana Ribeiro (PR), a Sessão Solene da Assembleia Legislativa (AL), na manhã desta terça-feira, 7, foi em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado neste 7 de abril. Uma das homenageadas do dia, a jornalista e editora-chefe do Portal T1 Notícias, Roberta Tum, falou da alegria de receber a homenagem e dedicou a sua trajetória à sua família e todos que fizeram parte da sua jornada.

 

Em seu agradecimento, Roberta Tum pontuou a importância da equipe que contribui e contribuiu com o T1 Notícias e destacou a relevância do Jornalismo para a sociedade enquanto ferramenta que “dá voz a quem não tem voz”.

 

A editora-chefe do T1 foi uma das duas mulheres homenageadas do dia e agradeceu à deputada Luana Ribeiro (PR), que foi a responsável pela indicação da sua homenagem, e comemorou a presença de uma das três mulheres do parlamento presidindo a sessão solene. “Sempre quis ver a deputada ocupando esse lugar”, afirmou Roberta.

 

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário da Comunicação, Rogério Silva, falou sobre o compromisso do Governo em garantir o reconhecimento que os profissionais merecem. “Reconhecemos o trabalho e batalha dura do dia a dia e o Governo se compromete, com todo esforço, em dar o reconhecimento que o profissional jornalista merece”, disse o secretário ao destacar ainda que “nós precisamos de condições adequadas de trabalho, capacitação e precisamos ter condições de exercer o nosso trabalho com dignidade”.

 

Durante sua fala Rogério ressaltou a coragem de empreender e na oportunidade se dirigiu à jornalista Roberta Tum. “Sou fã de carteirinha de vocês que têm essa coragem”, disse.

 

Além de Roberta Tum, foram homenageados a presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor), Socorro Loureiro, os jornalistas Alberto Rocha, Sidnei Neto, Fred Alves, Paulo Albuquerque, além do repórter cinematográfico, Sidney Madalena, o repórter fotográfico Marcelo de Deus e o apresentador Vanderlan Gomes.

 

Luta e dificuldade

Em seu pronunciamento, a deputada Luana Ribeiro (PR) destacou as dificuldades da profissão como a falta da exigência do diploma e os baixos salários. “Ser jornalista não é fácil, é uma profissão que precisa ser exercida com muita paixão”, disse.

 

Profissional da comunicação, o deputado Valdemar Júnior (PSD) lembrou das dificuldades enfrentadas pelos jornalistas no momento da implantação do Estado. “Enfrentávamos a poeira e as dificuldades para levar ao povo do Tocantins o acesso à informação”, disse ao destacar que “todos são um pouco de professores, médicos, engenheiros e advogados”.

 

Valdemar pontuou que ser jornalista “não é só transmitir a notícia, mas garantir que ela chegue com clareza do outro lado”.

 

Já o deputado Nilton Franco (PMDB) fez menção aos jornalistas que foram e são mortos no exercício da função. “Precisamos lembrar e garantir a segurança dos profissionais”, disse.

 

Diploma

Durante a sessão, a matéria da PEC do Diploma que deve entrar em votação na Câmara Federal esta semana foi lembrada na AL, pela presidente do Sindjor, Socorro Loureiro, que falou da importância da bancada Federal do Tocantins ter declarado apoio e intenção de voto à PEC.

 

A deputada Luana Ribeiro concordou com a luta dos jornalistas. “É um dia de protesto e respeito essa mobilização. Vocês têm que lutar por esses direitos”, disse ao defender o conhecimento acadêmico que para a deputada dá as bases teóricas necessárias para a atuação com ética.

 

O jornalista homenageado Paulo Albuquerque se mostrou otimista com a aprovação da PEC do Diploma. “Espero que tenhamos uma boa notícia no fim do dia, com a aprovação do diploma que é muito importante para todos nós”, disse.

 

Democratização

O deputado Zé Roberto (PT) aproveitou o momento para lembrar sobre a necessidade de construção de uma comunicação mais democrática. “Entendemos o grau de dificuldade em conciliar as informações com os interesses das empresas”, disse ao ressaltar o compromisso maior do jornalista que é a verdade.

 

“Precisamos fazer um debate sobre a regulação da mídia. Precisamos evitar a concentração e a manipulação das informações. Precisamos defender a liberdade de imprensa. Mas isso é muito diferente da liberdade de empresa”, disparou Zé Roberto ao lembrar que a grande maioria das mais de 500, empresas de comunicação do Brasil está nas mãos de grupos oligárquicos.  

 

Para o secretário de Comunicação, Rogério Silva, a internet realizou a democratização dos meios de comunicação e ele falou das irresponsabilidades que são feitas em nome da liberdade de expressão. “Essa democratização fez de todos nós comunicadores, fez de todos nós uma mídia ambulante. Agora dizer que é jornalista não! Jornalistas somos nós”, finalizou.

 

Comentários (0)