Executiva do PMDB discute cargos federais, situação de Kátia Abreu e eleições

O encontro começou às 10h30 e acontece a portas fechadas, com a presença do governador Marcelo Miranda

Executiva do PMDB se reúne em Palmas
Descrição: Executiva do PMDB se reúne em Palmas Crédito: Foto: Gildo Barbosa

Em meio à movimentação da extinção de ministérios, criação de pastas e cargos pelo presidente interino da República, Michel Temer (PMDB), a bancada do Tocantins se articula para definir quem deve comandar as autarquias federais no Estado e deve realizar reunião sobre a questão nesta terça-feira, 24. Este assunto, a situação da senadora Kátia Abreu no partido e as mobilizações para as eleições deste ano estão sendo debatidos em reunião de trabalho do PMDB nesta segunda-feira, 23, na Capital, entre membros da Executiva estadual. O encontro começou às 10h30 e acontece a portas fechadas, com a presença do governador Marcelo Miranda.

 

Ainda participam da reunião a primeira dama e deputada federal Dulce Miranda; a deputada federal Josi Nunes; os deputados estaduais Valdemar Júnior e Nilton Franco; o presidente da sigla no Estado, Derval de Paiva; o presidente da Câmara de Palmas, vereador Rogério Freitas; secretários e lideranças.

 

Sobre a ocupação dos cargos federais no Tocantins, Josi Nunes afirmou que “como os cargos são ocupados por servidores de carreira dos órgãos, vamos analisar os critérios e chegar ao consenso, depois da escolha do coordenador da bancada”, informou. Ainda conforme Josi, existem dois pretensos candidatos a coordenar essas ações: senador Ataídes Oliveira (PSDB) e o deputado Lázaro Botelho (PP).

 

Dentre os cargos das autarquias federais no Tocantins está o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que atualmente tem superintendência ocupada por Edvaldo Soares Oliveira; a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ocupada por Agimiro Dias da Costa; a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Delegacia do Trabalho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Valec, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), entre outros.

 

Eleições na Capital

Em entrevista concedida ao T1 Notícias, na semana passada, Derval de Paiva afirmou que as definições sobre as candidaturas do partido só ocorrerão após o resultado de uma pesquisa qualitativa que será realizada com o objetivo de conhecer o perfil do candidato que a população quer à frente da administração municipal, nos maiores colégios eleitorais do estado. O presidente da sigla não confirmou a pré-candidatura do deputado Valdemar Júnior à prefeitura de Palmas. 

Comentários (0)