Freire Jr. critica projeto do governo que pede equipe para ex-governadores

Deputados da oposição repercutiram negativamente dois projetos encaminhados pelo governador que pede guarda, assessor e motorista para ex-governadores e subsídio de 25% para ex-ordenadores de despesas

Freire Júnior (PV)
Descrição: Freire Júnior (PV) Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os deputados da oposição da Assembleia Legislativa (AL) estão indignados com os dois últimos projetos encaminhados pelo governador Sandoval Cardoso para apreciação da Casa de Leis. Em um dos projetos, que está na Comissão de Finanças, o governador pede que todos os ex-governadores eleitos direta e indiretamente, tenham o direito a livre nomeação, cada um, de quatro policiais militares, sendo dois oficiais, um assessor e um motorista e, ainda, de três servidores ocupantes de cargos de assessoramento e direção.

 

Nesse projeto, segundo o deputado da oposição Freire Júnior, o governador em exercício não poderá em nenhuma hipótese substituir o nomeado pelo ex-governador. O projeto diz ainda que se a escolha do ex-governador recair sobre um servidor efetivo, este ficará lotado no gabinete do governador, à disposição do ex-governador.

 

“Eu acho que ele merece, mas ele que pague”, afirmou o deputado Freire Júnior ao comunicar que irá apresentar uma emenda neste sentido. “Desde que aquele que for beneficiado, pague pelo benefício”, completou. Segundo ele, os deputados da oposição estão indignados. “Esse projeto é um despropósito (...) a começar pela forma. Isso tem digital de ex-governadores que foram eleitos indiretamente”, alfinetou.

 

Governo pede aumento de 25% para ex-gestores

O outro projeto de lei que está causando sentimento de repulsa entre os deputados da oposição trata-se de pedido de subsídio de 25% para cada secretário e outros ordenadores de despesa no ato da demissão. Nos bastidores, a informação é de que o governador quer conceder o subsídio para que os ex-ordenadores possam pagar advogados em processos em que precisam prestar contas.

 

Freire Júnior, que já apreciou o processo, disse que o projeto pede a indenização pelo exercício do cargo de natureza especial de agente político e é um projeto de caráter personalíssimo.  São incluídos secretários de Estado, Diretor Geral da AL, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

 

O projeto pede subsídio de 25% quando da exoneração, sem nenhum desconto. “Não tem justificativa”, disse o deputado Freire Júnior ao ler para a mensagem do governador.

 

Atualizada às 16h26

 

Comentários (0)