Gaguim anuncia candidatura à presidência da Câmara Federal; eleição será dia 12

Gaguim foi o segundo parlamentar a se registrar como candidato. O Colégio de Líderes decidiu há pouco antecipar o pleito para a próxima terça-feira, 12

Deputado federal Carlos Gaguim
Descrição: Deputado federal Carlos Gaguim Crédito: Foto: Da Web

Após o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciar à presidência da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira, 7, o deputado Carlos Gaguim (PTN/TO) oficiou sua candidatura ao comando da Casa. 

 

A eleição para a presidência da Câmara tinha sido convocada inicialmente para a próxima quinta, 14, mas o Colégio de Líderes decidiu há pouco antecipar o pleito para a próxima terça-feira, 12.

 

Gaguim foi o segundo parlamentar a se registrar como candidato. Pouco antes de seu anúncio, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) registrou sua candidatura. “Comunico minha candidatura à presidência da Câmara, pois quero trabalhar para o Brasil sair dessa crise o mais rápido possível. Precisamos é trabalhar e votar as matérias relevantes para o nosso Brasil, porque os trabalhos estão praticamente parados aqui na Câmara”, anunciou Gaguim.

 

O deputado participa de várias comissões e frentes parlamentares na Casa e tem boa circulação entre os deputados de primeiro mandato, sendo o idealizador da frente parlamentar da renovação. Gaguim já foi do PTB, PMB e do PMDB, foi duas vezes vereador em Palmas, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador do Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal.

 

Ainda são candidatos pelo PSB Hugo Leal (RJ), Júlio Delgado (MG) e Heráclito Fortes (PI); pelo PMDB, Osmar Serraglio (PR) e Marcelo Castro (PI), pelo PSDB, Antônio Imbassahy (BA); pelo DEM, Rodrigo Maia (RJ) e José Carlos Aleluia (BA), pelo PSD, Rogério Rosso (DF); pelo PP, Esperidião Amin (SC); pelo SD, Carlos Manato (ES); pelo PRB, Beto Mansur (SP); pelo PR, Fernando Giacobo (PR) e pelo PTB, Cristiane Brasil (RJ).

 

Eleição do novo presidente

Com a eleição para a presidência antecipada para o dia 12, tanto o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), quanto o líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), rebateram as insinuações de que a mudança de data fosse uma manobra para beneficiar Eduardo Cunha.

 

Segundo Jovair Arantes, que presidiu a reunião, líderes que representam 280 deputados decidiram que a eleição começará às 13h59 de terça, 12, e que as inscrições de candidaturas podem ocorrer até 12 horas do dia da eleição.

 

A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. Para que haja quórum para o pleito, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão (257 dos 513 parlamentares). O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares.

 

Se nenhum candidato alcançar esse número, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara.

 

(Atualizada às 8h14 desta sexta-feira)

 

Comentários (0)