Kátia Abreu lidera corrida ao Senado com 41% contra 17% de Gomes e 8% de Aragão

A senadora Kátia Abreu, candidata a reeleição venceria o adversário Eduardo Gomes de acordo com as pesquisas de intenção de votos. Aragão tem 8,80% das intenções e fica em terceiro na pesquisa...

Senadora Kátia Abreu lidera pesquisa de intenção
Descrição: Senadora Kátia Abreu lidera pesquisa de intenção Crédito: Lourenço Bonifácio

Com 41,60% das intenções de votos a senadora Kátia Abreu (PMDB), da coligação 'A Experiência Faz a Mudança', lidera a corrida ao Senado Federal na pesquisa estimulada realizada pelo Ipeto LTDA, empresa contratada pelo Portal T1 Notícias, registrada com o número 00022/24 junto ao TRE. Em seguida aparece o candidato a senador da coligação 'A Mudança que a Gente Vê', Eduardo Gomes, com 17,80% das intenções de votos.

 

O candidato da coligação ‘Reage Tocantins’, Sargento Aragão aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 8,80% das intenções de votos.

 

O candidato Joel, do PRTB, aparece com 0,80% das intenções de votos na pesquisa, seguido do professor Élvio Quirino do PSOL, com 0,50% e em sexto lugar dos seis candidatos ao Senado Federal aparece a candidata Ceiça, do PCB, com 0,20% das intensões de votos.

 

Os indecisos somam 14,70%. Um total de 5,30% de tocantinenses pensam em votar em branco ou nulo nestas eleições. 10,30% não opinou. 

 

Na pesquisa espontânea, a senadora Kátia Abreu, candidata a reeleição, conquistou 37,90% das intenções de votos dos eleitores, seguida do candidato Eduardo Gomes, com 17,30%. Em terceiro lugar está Sargento Aragão com 6,80% das intenções de votos.

 

Em seguida aparece o candidato Joel Matos, com 0,70%, seguido de Élvio Quirino com 0,50% da intenção dos votos. A candidata Ceiça, aparece com 0,10% da intenção de votos na pesquisa espontânea. 15,50% dos entrevistados não opinaram e 19,70% afirmaram que estão indecisos.

 

Metodologia

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 27 de agosto de 2014, sob cuidados do estatístico responsável professor João Soares de Araújo Neto,  inscrito no Conre sob o número 6892, e ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2014. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. E a margem de confiança da pesquisa é de 97%.

 

A pesquisa realizada pelo Ipeto LTDA, contratada pelo Portal T1 Notícias, entrevistou 1.000 eleitores nos 21 maiores municípios do Estado do Tocantins das regiões norte, central, sudeste e sul para aferir a intenção de votos aos candidatos à Presidência da República, Governo do Estado e demais cargos eletivos, através de entrevistas diretas.

 

A pesquisa pretendeu identificar de forma espontânea e estimulada a aceitação e/ou rejeição dos candidatos postulantes aos cargos eletivos. Os questionários estruturados foram aplicados nos domicílios e áreas públicas e comerciais, na zona urbana dos municípios. Para cada domicílio e/ou estabelecimento foi realizada uma única entrevista. A seleção das entrevistas utilizou o critério de aleatoriedade. O número de questionários aplicados teve por base uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrados nestes municípios.

 

Os pesquisadores percorreram as cidades de Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Miracema, Guaraí e Pedro Afonso na região Central; Gurupi, Peixe, Formoso e Alvorada no sul do Estado; Natividade, Almas, Dianópolis, Taguatinga e Arraias no Sudeste; Colinas, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá e Tocantinópolis no Norte do Estado.

Comentários (0)