Liderado por ex-governistas, grupo de 12 articula Damaso ou Vilmar à presidência

Reunião entre ex-governistas da antiga bancada da base de Sandoval Cardoso, mais deputados eleitos em outubro em diversas coligações, forma grupo para garantir presidência da Casa,

Vilmar: grupo quer presidente independente
Descrição: Vilmar: grupo quer presidente independente Crédito: T1 Notícias

Um grupo de dez deputados eleitos reuniu-se ontem, terça-feira, 20, entre 17 e 22 horas para discutir a formação de uma chapa forte para disputar presidência e Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

 

Articulada pelo deputado eleito Eduardo Siqueira Campos(PTB), a reunião aconteceu no gabinete do deputado Osires Damaso(Democratas), que é candidato à reeleição e tratou da unidade do grupo em torno de um nome só.

 

A princípio pleiteavam a presidência Wanderley Barbosa, Amélio Cayres, Eduardo do Dertins e Vilmar do Detran, além do próprio Damaso.

 

“Nós estamos articulando, buscando a unidade, mas é evidente que hoje o candidato que está à frente é o Damaso”, confirmou Vilmar do Detran(SD), que mantém seu nome como segunda alternativa.

 

Afirmando ter chegado apenas no final da reunião, Vilmar do Detran confirma que o grupo tem 12 nomes fechados em torno do projeto, dos quais faltaram apenas Luana Ribeiro(PR) e Eduardo do Dertins(PPS) que estão viajando.

 

Livres com relação ao governo

 

Segundo Vilmar do Detran, o grupo não está se articulando com o objetivo de fazer oposição ao Palácio Araguaia. “Queremos um presidente independente e que tenha compromisso com os parlamentares, mas de preferencia alguém com bom relacionamento com o governo. Não é um bloco de oposição na direção da Casa”, argumenta o deputado, que é egresso do PMDB.

 

“O que estamos conversando é que todos tem liberdade de conduzir o mandato como quiser, com governo ou sem governo”, defende.

 

O perfil parlamentarista que tem sido discutido nos bastidores foi admitido por Vilmar. “Primeiro tem que ser alguém que não use ao cargo para fazer palanque, e depois que não exponha a imagem da Casa, que tenha compromisso com os deputados e não venha a cometer atos para prejudicar a imagem dos parlamentares”, finalizou.

Comentários (0)