Luís Cláudio e Eula levam debate para campo das ideias, mas criticam governo

Os representantes dos partidos menores debateram ideias, mesmo assim, não deixaram de apontar erros do atual governo. Luís Cláudio pediu reflexão na hora do voto e Eula que população acredite no TO...

Eula e Luís Cláudio participaram do debate
Descrição: Eula e Luís Cláudio participaram do debate Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os candidatos Luís Cláudio (PRTB) e Eula Angelim (PSOL), também participaram do debate realizado pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo no Tocantins, na noite desta terça-feira, 30. Eles fizeram algumas críticas ao atual governo, mas levaram o debate para o campo das ideias.

 

Luís Cláudio pediu reflexão na hora do voto e afirmou que acredita que a Suprema Corte lhe dará causa ganha e seu nome irá aparecer nas urnas de votação no domingo. “Estou confiante que a Suprema corte confirme meu nome nas urnas no dia 5. O novo sempre vem e sempre vence. Que você eleitor saiba escolher o melhor com as melhores propostas. Quero deixar uma mensagem de confiança, pense”.

 

A candidata à governadora Eula Angelim rememorou e comemorou ser a primeira candidata ao governo do Estado, falou da dificuldade do partido em angariar recursos para campanha, que não consegue competir com as siglas maiores por causa das questões financeiras e pediu que a população acredite em um mundo novo. “O Tocantins tem jeito e juntos seremos mais fortes”, disse.

 

A pergunta que provocou a negativa de Marcelo Miranda no caso do avião apreendido em Piracanjuba partiu de Luís Cláudio. O candidato perguntou se ele estava envolvido, pois a troca de acusações entre ele e o governador Sandoval Cardoso deixava os eleitores confusos. Luís Cláudio ponderou que o caso é de Polícia e que tem que dar resposta para o povo. “Quero que a Polícia dê a resposta para o povo, para que eles possam votar sem medo de errar”, disse ao afirmar que quer uma resposta para esse caso.

 

Eula Angelim questionou o candidato Ataídes Oliveira acerca do que fazer para recuperar o dinheiro do Igeprev e ambos debateram sobre o assunto. A candidata afirmou que acredita que o mais importante é o planejamento e pensar no futuro. “Não podemos atacar as pessoas que tem dificuldade, tem que aparecer os culpados por esse rombo e não assistir de camarote e dizer que está tudo bem como o Estado”, disse Eula Angelim.

 

Sobre energia, Luís Cláudio afirmou que o momento é de trabalhar para diminuir os custos da energia no Tocantins. “O que não pode é o Estado ser um grande exportador e o Estado pagar a maior energia do país. Isso não vai acontecer, é claro, de uma hora para outra, mas posso reduzir gastos de outras áreas e reduzir o preço da energia e a população se desafogar”, afirmou. Para o candidato, “o serviço prestado melhorou, mas ainda não é o ideal”.

 

Eula ponderou, em seu momento de debate, o que fazer para melhorar a valorização do educador, afirmando que muitos professores são contratados por serem parentes de políticos e não vão sequer trabalhar. “Temos que valorizar o professor que realmente quer trabalhar”, disse.

 

Luís Cláudio debateu sobre saneamento básico, na hora em que a escolha do tema foi livre. Ele avaliou que o assunto “que nunca foi prioridade para os governos investir, pois não é visto”, é uma questão de saúde que precisa de solução. “Se resolvermos, vamos tirar a pressão que esse setor exerce sobre a saúde. Mas muitos governantes preferem virar as costas para isso para construir prédios, no meu governo vou buscar investimentos, vou à China”, se comprometeu se eleito.

 

O candidato ainda afirmou que é preciso transparência na questão da saúde, conversar com médicos, fornecedores, “a gente vê a falta de materiais e a gente vê que o governo fala que falta o material que pagou, mas não tem. Eu não vou transferir a minha responsabilidade pra terceiros. Eu não vou terceirar a saúde”, garantiu.

 

Luís Cláudio ainda falou sobre segurança, área em que se comprometeu a valorizar os policiais militares e colocar a Polícia para atuar nas ruas, deixando somente o necessário no administrativo. “Hoje passam por dificuldades enormes, viaturas que não podem sair porque não tem combustível. Na CPP de Gurupi não transporta os presos por falta de combustível e eu quero mudar esse quadro, dotando a nossa polícia de estrutura. Se existe um problema, a culpa não é dos policiais”.

 

Os dois candidatos foram convidados por terem representantes no Congresso Nacional, motivo também pelo qual Carlos Potengy (PCB) não foi convidado.

 

Comentários (0)