Miranda lidera corrida ao governo do TO com 57% contra 24% de Sandoval

O ex-governador Marcelo Miranda seria eleito com 57, 2% dos votos válidos do Estado se as eleições fossem hoje. O governador Sandoval teria 24,3% dos votos e Ataídes Oliveira 2,2% conforme pesquisa

Miranda lidera intenções de voto no Estado
Descrição: Miranda lidera intenções de voto no Estado Crédito: Divulgação

O ex-governador e candidato ao governo do Estado pela coligação “A Experiência Faz a Mudança” é o líder nas intenções de voto nas quatro macro-regiões do Estado, conforme pesquisa contratada pelo T1 Notícias junto ao Ipeto, registrada com o número 00022/24 junto ao TRE.

 

Miranda tem 57,2 % das intenções de voto contra 24, 3 % do governador e candidato à reeleição, Sandoval Cardoso, da coligação “A Mudança que a Gente Vê”. Em terceiro vem o senador Ataídes Oliveira(PROS), da coligação Reage Tocantins, com 2,2%. Os demais candidatos obtiveram: Luiz Cláudio - 0, 6%; Eula Angelin 0,3%. Os indecisos somam 6,8% dos entrevistados; 3,8% afirmam que votarão em branco ou nulo e 4,84% preferiram não opinar.

 

Espontânea

Na pergunta espontânea sobre qual a preferência do eleitor quanto ao governo - sem apresentação do disco com o nome dos postulantes - Marcelo Miranda foi citado por 56,4% dos entrevistados, Sandoval Cardoso por 24, 5 e Ataídes por 2%.

A pesquisa foi registrada no TRE no dia 27 e teve coleta finalizada neste domingo, 31 de agosto. A tabulação dos dados foi precedida da conferência por parte dos supervisores, de 10% dos questionários aplicados. O cruzamento de dados e totalização só foi concluído no começo da tarde desta segunda-feira, após conferência da estratificação por faixa etária, sexo, escolaridade e faixas de renda.

 

Marcelo Miranda já liderava em abril, quando o T1 Notícias realizou a primeira pesquisa eleitoral do ano, registrada sob o número 0002/2014, mas num cenário com outros prováveis pré-candidatos, o que não se concretizou.

 

Metodologia

A pesquisa contratada pelo T1 ao Ipeto ouviu 1000 eleitores em 21 cidades, divididas nas regiões Central, Norte, Sul e Sudeste. A metodologia traçada pelo professor João Soares de Araújo Neto, inscrito no Conre sob o número 6892, obedeceu às proporções de sexo, idade, escolaridade e renda auferidas nos últimos relatórios do IBGE e a divisão do eleitorado obedeceu à concentração registrada no TRE.

 

Os pesquisadores percorreram as cidades de Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Miracema, Guaraí e Pedro Afonso na região Central; Gurupi, Peixe, Formoso e Alvorada no sul do Estado; Natividade, Almas, Dianópolis, Taguatinga e Arraias no Sudeste; Colinas, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá e Tocantinópolis no Norte do Estado.

 

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. E a margem de confiança da pesquisa é de 97%.

Comentários (0)