Nicolau Esteves abre mão de ser candidato e PT oficializa nome de Mourão

Presidente do PT, Julio César, disse que Nicolau deixou partido por questões pessoais e que a escolha de Mourão se deu em razão da participação dele na "caminhada"...

Nicolau abre mão de pré-candidatura
Descrição: Nicolau abre mão de pré-candidatura Crédito: T1 Notícias

O ex-prefeito Paulo Mourão (PT) foi escolhido para ser o novo pré-candidato para disputar o Governo do Tocantins pela sigla. A escolha de Mourão deve-se ao fato de o ex-secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, ter desistido da disputa. O anúncio foi feito um dia após o TRE decidir, por 6 a 0, que Nicolau Esteves estava apto a participar da disputa em outubro deste ano.

Segundo o presidente do PT, Júlio Cesar, o ex-secretário informou à sigla que estava desistindo de ser pré-candidato a Governo por questões pessoais em reunião da Executiva. No mesmo encontro, o PT convidou Paulo Mourão para assumi o lugar de Nicolau Esteves como pré-candidato. "Porque ele [Paulo Mourão] foi uma pessoa que esteve conosco desde o início da caminhada então conversamos com ele, convidamos e ele aceitou. Não que preferíamos um em detrimento do outro, mas ele foi colocado devido à desistência do Nicolau", disse.

Mais tarde, o próprio Nicolau Esteves anunciou aos partidos da Terceira Via, PT, PP, PSL e PCdoB, que estava abrindo mão de ser candidato. "Ele se doou, mas infelizmente teve que desistir por motivos pessoais", disse o novo pré-candidato do PT a Governo, Paulo Mourão, ao T1 Notícias.

Mourão afirmou que se sente honrado em ser escolhido para representar a sigla na disputa. "Agora teremos discursos mais aprofundados. É uma missão muito honrosa contribuir com o debate para a implantação de um Estado novo. O importante e o que a sociedade precisa entender é que as ações só acontecem quando a própria sociedade acredita na mudança e é isso que estaremos buscando, uma consciência popular”, disse.

PT e PMDB

Sobre a possibilidade de o PT ter que abrir mão de uma candidatura para apóiar um candidato do PMDB, devido a aliança a nível nacional que já teria sido fechada, Mourão não quis polemizar e disse que essa decisão não pode ser pessoal. "Temos que pensar no que é melhor para o grupo", disse.

Sobre o assunto o presidente do PT revelou que “os companheiros estão tensos e preocupados. Nós sabemos o que está acontecendo aqui [no Tocantins] e a gente entende que o Estado precisa de uma nova pessoa”, disse. Para Júlio César “o conjunto Nacional está dando continuidade ao projeto do Lula. Eu defendo que nós podemos ampliar o máximo possível esse conjunto de partidos, no sentido de abrir um diálogo, pois mesmo que não haja entendimento neste momento precisamos lembrar que temos o segundo turno”.

O presidente declarou ainda que as escolhas do partido não podem ser rasas e que as questões pessoais não convêm com o idealismo, “senão não poderemos mudar o Estado do Tocantins” e citou o caso do Igeprev: “olha a gravidade do caso do Igeprev. Se o próximo governo não tiver compreensão de que tem que mudar, isso vai comprometer a vida do servidor que doou toda sua vida pelo Estado”.

A equipe do T1 Notícias tentou contato com Nicolau Esteves, mas até o fechamento desta matéria as ligações não foram retornadas. 

Comentários (0)