Nilton Franco defende diálogo com Kátia: eleições do PMDB estão suspensas

O deputado Nilton Franco informou que a convenção para eleger o novo diretório estadual foi suspensa para que o PMDB busque o entendimento entre os membros. Para ele é preciso chegar no consenso.

Deputado quer união do PMDB
Descrição: Deputado quer união do PMDB Crédito: Dicom/AL

As eleições para eleger o novo diretório estadual do PMDB no Tocantins que estavam previstas para acontecer no próximo dia 30 foram adiadas, foi o que informou ao T1 Notícias o deputado estadual peemedebista Nilton Franco. Segundo ele o motivo foi a intenção de abrir o diálogo entre os membros do partido e a ministra Kátia Abreu, que hoje comanda a Comissão Interventora.

 

“A convenção para as eleições foi suspensa para que se tenha mais tempo para o diálogo. Queremos conversar e inclusive envolver a senadora Kátia Abreu, que tem um papel importante dentro do partido”, explicou Nilton Franco.

 

O deputado falou da posição dos peemedebistas pelo consenso. “Não estamos contra ninguém, o que estamos contra é a atitude de como está sendo feita a criação das Comissões Provisórias em que a Senadora está chegando e criando. Queremos a participação de todos. O caminho é o consenso”, disse.

 

Questionado sobre como se dá a convocação legal para uma eleição do diretório, Nilton exclareceu que hoje o PMDB tem 57 diretórios municipais ativos no Estado e com a assinatura de 50% mais um, é possível realizar o pleito.

 

“É preciso eleger um diretório estadual definitivo e estamos procando os diretórios municipais para que eles provoquem essa eleição. O PMDB está interino e agora temos que fortalecer nos municípios e é preciso fazer isso de maneira consensual. O PMDB é o maior partido do Estado e temos que ter participação efetiva, por isso propomos o entendimento”, explicou ao informar que “a maioria dos membros quer a regularização do partido a nível de Estado”.

 

A favor da discussão interna

Sobre o posicionamento da deputada federal Josi Nunes de oficiar Kátia Abreu sobre a criação das 51 comissões provisórias, o deputado Nilton Franco disse que a posição está correta. “A deputada Josi é uma peemedebista histórica e conhece todo o tramite do partido. Acho que a posição dela está correta, temos que provocar a discussão dentro do PMDB”, disse.

 

Na ocasião, o deputado lembrou que mesmo ocupando um espaço de representação dentro da Assembleia Legislativa não foi comunicado da articulação da ministra Kátia Abreu. “Nunca fui comunicado de nada. Essas comissões tem que ser criadas de comum acordo entre os membros e muitos estão ficando de fora”, ressaltou.

 

“Nós precisamos participar e a senadora como presidente tem que nos convidar, afinal somos membros”, disse o deputado ao lembrar que o PMDB tem hoje uma grande representatividade no Estado. “Além da ministra, temos o governador do Estado, três deputados estaduais e três deputados federais”, disse.

 

Nilton falou ainda sobre a sua intenção de participar das decisões do partido. “Gostaria que a senadora me comunicasse, pelo menos nos municípios em que eu tenho minha base. Hoje as pessoas me ligam e não sei o que explicar. Temos que fazer reunião com todos e não ter um partido construído em cima de uma posição isolada”, finalizou o deputado.

Comentários (0)