Nomes de candidatos para eleição indireta devem ser oficializados em convenção

Com exceção do PV, partidos de oposição devem fazer convenção para oficializar nomes de candidatos que disputarão eleição indireta para escolha do novo governador e vice...

Após renúncias, indireta elegerá governador e vice
Descrição: Após renúncias, indireta elegerá governador e vice Crédito: T1 Notícias/Arquivo

O deputado federal Irajá Abreu, presidente regional do PSD, disse ao T1 Notícias que o partido deverá realizar uma convenção para oficializar seu nome como o candidato na eleição indireta, que marcada para o dia 4 maio. No entanto, ele afirmou que ainda não há uma data definida para a convenção.

“Por cautela, nós estamos esperando a Assembleia publicar o regulamento, que está previsto para sair até quinta-feira da semana que vem, com as regras de como vão transcorrer as indiretas”, destacou Irajá.

Irajá Abreu disse que, por enquanto, não há outros interessados em ser candidato dentro do PSD, “mas é possível que outros possam se manifestar”. Quanto ao deputado estadual Toinho Andrade, cujo posicionamento foi questionado durante coletiva de imprensa na semana passada, o presidente do partido disse estar tranquilo.

“Estou muito tranquilo, ele [Toinho Andrade] é uma pessoa de nossa extrema confiança, nos mostrou isso na eleição de 2009. Ele foi o único deputado que não votou no Gaguim naquela eleição indireta, por orientação do partido. Já deu demonstrações de absoluta confiança e no ano passado ele fez a opção de continuar no PSD, então a convicção que tenho é que ele vai seguir a orientação do partido”, destacou Irajá Abreu.

 

PV

Já o deputado estadual e presidente regional do PV, Marcelo Lelis, disse que não há previsão de que o partido realize uma convenção para oficializar seu nome como o candidato.

“Nós já reunimos as Executivas Estadual e municipais e o partido está pacífico com relação à minha candidatura, que tem o objetivo de protestar contra esse golpe político aplicado no nosso Estado”, afirmou o presidente do PV. O nome de Marcelo Lelis foi anunciado no dia 5 de abril, um dia após a dupla renúncia de Siqueira Campos e Joao Oliveira.

 

PT

Júlio César Brasil, presidente regional do PT, disse ao T1 Notícias que também aguarda o regulamento da eleição. “Se o regulamento determinar a necessidade de convenção, realizaremos. Nós vamos participar do processo com certeza e vamos fazer todos os procedimentos necessários para isso”, afirmou.

Quanto ao candidato do partido, “nosso nome é o Paulo Mourão. Nossos dois deputados estão fechados, orientados e vão votar nele”, garantiu o presidente. Sobre a possibilidade de se aliar a outros partidos da oposição, Julio César afirmou que “no primeiro turno nosso candidato é ele [Paulo Mourão]. Caso haja segundo turno, nós vamos fazer as conversas necessárias”, afirmou.

Já com relação a hipótese de apoiar o candidato do governo no segundo turno, o presidente do PT foi categórico: “não há nenhuma possibilidade de apoiar candidato do governo. Em hipótese nenhuma. Qualquer possibilidade a ser estudada é dentro do campo da oposição”. O presidente afirmou que não há outros nomes dentro do PT com intenção de disputar a indireta.

 

PMDB

O presidente regional do PMDB, Leomar Quintanilha, disse ao T1 Notícias, conforme matéria publicada nesta quarta-feira, 16, que não assinará a convocação da convenção do partido para deliberação do nome que disputará a indireta.

Quintanilha disse entender que o PMDB não deveria participar desse processo e que, por isso, quem está convocando a convenção é a própria diretoria, mas sem seu apoio. A convenção do PMDB está marcada para o próximo dia 29 e os pré-candidatos são o servidor público Luciano Coelho, o deputado estadual José Augusto Pugliesi e o empresário Dito do Posto.

 

PROS

O T1 Notícias tentou contato com o presidente regional do PROS, senador Ataídes Oliveira, na manhã desta quinta-feira, 16, mas as ligações não foram atendidas ou retornadas. Caso o senador queira se manifestar sobre o assunto, o espaço continua aberto.

Em entrevista ao Portal dias atrás, Ataídes disse que o deputado estadual Sargento Aragão seria convidado a ser o candidato na indireta. No entanto o deputado explicou ao T1 que seu projeto este ano é a Câmara Federal, mas que disputaria a indireta se o partido entendesse que isso é o melhor. Na ocasião Aragão brincou: “lancei o Ataídes como candidato lá em Araguaína”.

 

Comentários (0)