Pacote de promoções da PM traz 121 indicações políticas: Aragão subiu 6 patentes

O governo publicou uma lista de promoções para centenas de militares. São pelo menos 121 indicações, a maioria políticas. Somente Aragão subiu seis patentes de uma só vez.

Governador assina promoções no fim do mandato
Descrição: Governador assina promoções no fim do mandato Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O pacote de promoções da Polícia Militar publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 23, véspera de natal traz pelo menos 121 indicações políticas da lista recebida pela imprensa há cerca de duas semanas, quando o MPE foi à Justiça para tentar liminar impedindo novas promoções fora dos critérios de antiguidade.

 

O Portal T1 Notícias comparou os nomes dos militares que figuram a lista palaciana vazada do governo com os nomes dos militares promovidos nesta terça e contabilizouque pelo menos 121 militares foram promovidos por indicação política.

 

Falta acesso a totalidade das listas de indicações, como por exemplo, a que originou uma denuncia do Ministério Público Estadual (MPE) que teve liminar negada pelo juiz Agenor Alexandre da Silva, da 2º Vara dos Feitos das Fazendas e Registros Públicos.


Somente o deputado estadual Sargento Aragão (PROS) subiu seis patentes de uma só vez em seis atos publicados no DOE. Manoel Aragão da Silva saiu da patente de sargento para tenente coronel em um único dia.

 

O governo usou o termo “critério de excepcionalidade” para justificar as promoções de centenas de militares. São seis páginas do DOE.

 

A "farra das promoções", como foi chamada pelo MPE, não para por ai. O governo desobedeceu a critérios que deveriam ser respeitados dentro da corporação para promoção de militares. Por exemplo, quatro militares da turma posterior a 2001 - que teria prioridade por critério de antiguidade - foram promovidos a terceiro sargento.

 

Outra duas pessoas de turma posterior a 2001 que foram promovidas, figuravam numa lista que circulou previamente no WhatsApp. Outras três pessoas da turma de 2001 foram promovidas a segundo tenente, mas não se sabe o critério, já que não foram promovidos todos da referida turma.

 

Além disso, circulam informações de bastidores de que todos os cabos promovidos na página 10 do DOE são da última turma e não deveriam estar sendo promovidos, pois não houve tempo hábil para isso. Um dos leitores que encaminharam reclamações ao T1 Notícias relembra que em 2011 o então governador Siqueira Campos promoveu todos os soldados a cabo e a PM ficou sem soldado. Esses soldados são do último concurso.

 

Com padrinhos fortes

 

De 325 indicações aos quais o Portal T1 Notícias teve acesso na lista palaciana, 121 foram emplacadas por meio de indicações, sendo a maioria política. Outros padrinhos são da própria corporação, primeiro escalão do governo e siglas.


O ex vice-governador do Estado, João Oliveira conseguiu emplacar 11 de suas indicações. O próprio governador 16 militares. O atual vice-governador Tom Lyra conseguiu a promoção para sete dos seus indicados. Na sigla (S.C.), sugerindo o nome do ex-governador Siqueira Campos, há seis indicações promovidas.

 

O deputado federal Júnior Coimbra conseguiu a promoção para uma de suas indicações.

 

O senador Vicentinho, um. Deputado estadual Stalin Bucar, uma indicação. A deputada estadual Luana Ribeiro, uma indicação. Deputado Olyntho Neto, três indicações. O prefeito João Emídio, de Brasilândia, conseguiu emplacar três indicações. O suplente de deputado estadual, Elenil da Penha e o deputado Wanderlei Barbosa, conseguiu a promoção de uma indicação cada. Lembrando que a lista completa é a que está de posse do Ministério Público e contém indicações de outros parlamentares e ex-parlamentares.

 

O deputado estadual Iderval Silva conseguiu emplacar duas das suas indicações. O prefeito Otoniel emplacou duas indicações. O deputado federal Ângelo Agnolim conseguiu duas indicações.

 

O vereador Rogério Freitas consegui a promoção para uma de suas indicações e o vereador Lúcio Campelo emplacou duas de suas indicações. 

 

Comentários (0)