Pedidos de impeachment contra Carlesse são protocolados e enviados à análise jurídica

Presidente do Sintet, Cleiton Pinheiro, e o deputado Júnior Geo protocolaram pedido de impeachment na Assembleia Legislativa contra o governador afastado.

Crédito: Joelma Cristina

Dois pedidos de impeachment foram protocolados na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins contra o governador do Estado, Mauro Carlesse, afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e encaminhados para análise jurídica da Procuradoria-Geral da Casa. A informação foi divulgada em nota nesta segunda-feira, 29, pela Assembleia.

 

De acordo com a Casa de Leis, o primeiro pedido foi protocolado por Cleiton Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), no dia 9 de novembro e, o outro, pelo deputado estadual Júnior Geo (PROS), no último dia 24.

 

A Assembleia afirmou que o presidente, deputado Antonio Andrade (União Brasil), já determinou encaminhamentos dos pedidos à Procuradoria para a análise dos documentos que foram protocolados.

 

Mauro Carlesse foi afastado do cargo no dia 20 de outubro por seis meses, por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça, para investigações das operações Éris e Hygea. A Hygea investiga suposto pagamento de propina ligados ao Plano de Saúde dos servidores públicos do Tocantins. A operação Éris tem como eixo na Secretaria de Segurança Pública (SSP), em que o STJ apura obstrução de investigações iniciadas por delegados de Polícia Civil, que foram transferidos, ao comandar processos por crimes de corrupção envolvendo membros de primeiro e segundo escalão do governo Carlesse.

 

Confira a nota da Assembleia Legislativa na íntegra:

 

Nota de esclarecimento

 

A respeito dos Pedidos de Impeachment do governador afastado, Mauro Carlesse, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, a Diretoria de Comunicação desta Casa de Leis esclarece o seguinte:

 

- Até o momento, foram protocolados na Assembleia dois pedidos de impeachment contra o governador afastado, Mauro Carlesse: um pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro; e o outro, de autoria do deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS);

 

- Diante desses protocolos, o presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade, já determinou encaminhamento dos pedidos à Procuradoria Geral da Casa para análise jurídica sobre os documentos protocolados;

 

Diretoria de Área de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Comentários (0)