PT fecha acordo em torno de Mourão para presidente e leva nome à Miranda

O deputado eleito tem o apoio da bancada do PT para a presidência da Assembléia Legislativa. O nome foi levado ao governador eleito, Marcelo Miranda:

Mourão: o nome do PT à presidência
Descrição: Mourão: o nome do PT à presidência Crédito: T1 Notícias

O Partido dos Trabalhadores tem candidato à presidência da Assembléia Legislativa: o deputado estadual eleito, diplomado ontem, sexta-feira, 19, Paulo Mourão(PT).

 

A informação é da deputada Amália Santana, que deixou claro não tratar-se de imposição. “Nós estamos apoiando o Paulo, é uma decisão da bancada do PT, mas o nome do grupo passa pelo governador Marcelo Miranda”, disse a deputada ao T1 Notícias.

 

Ouvido sobre o assunto, o presidente da legenda no Estado,  Júlio César, confirmou a informação. “Chegamos a um acordo em torno do nome do deputado Paulo Mourão e apresentamos ao governador. Acho que é possível construir um consenso dentro do grupo”, afirmou.

 

Mourão foi secretario de Miranda na gestão passada e é um dos que tem a confiança do governador eleito. Outros deputados eleitos no bloco de sustentação do novo governo, também pleiteiam a presidência.

 

Toinho Andrade e Bonifácio

 

Considerado nos bastidores o “mais marcelista” de todos os deputados atualmente na Assembléia Legislativa, o deputado José Bonifácio(PR) é postulante à presidência da Casa, e tem a simpatia de parlamentares mais antigos, inclusive que estão atualmente com o governo Sandoval Cardoso, e se reelegeram.

 

Por outro lado, o portuense Toinho Andrade(PSD) também colocou o nome à disposição e trabalha para agregar votos para a presidência. De todos os eleitos, foi quem mais manteve prefeitos de sua base apoiando Marcelo Miranda, embora boa parte deles tenham sofrido consequências por este apoio, na retirada de máquinas e interrupção de serviços públicos em suas cidades no período de campanha.

 

Toinho Andrade teria um acordo com Bonifácio, de que um apoie o outro, sendo que quem tiver melhores condições entre os dois seria apoiado. Nos bastidores, o deputado buscou se acertar com o deputado estadual eleito, do seu partido, Valdemar Júnior. “Eu deixei claro ao Toinho que entre ele e outro numa disputa interna eu ficarei com ele, por uma questão partidária”, disse Valdemar Jr ao T1 Notícias no mês passado.

 

Com a proximidade da posse e eleição da Mesa Diretora da Assembléia, o grupo de Miranda espera que ele se posicione. “A tendência de todos é apoiar o candidato do governador”, disse um dos eleitos, ouvido em off pelo portal. A questão é que Miranda até agora não tratou do assunto com sua base.

 

Independente do governo eleito, um grupo de 14 deputados tem conversado sobre a formação da Mesa Diretora, incluindo novos aliados do governador eleito. Estes estariam discutindo em torno dos nomes de Eduardo do Dertins(PPS) e Vilmar do Detran(SD).

Comentários (0)