Quinto e último bloco do debate da Band: seis debatem, acompanhe aqui!

A Rede Bandeirantes realiza em Palmas na noite desta terça-feira o primeiro debate de governadoriáveis das Eleições 2014 no Tocantins. Conduzido pelo apresentador e jornalsita Fernando Hessel...

Governadoriáveis no debate da Band
Descrição: Governadoriáveis no debate da Band Crédito: Lourenço Bonifácio

Os seis candidatos ao governo do Estado do Tocantins nas eleições deste ano compareceram ao Teatro Fernanda Montenegro na noite desta terça-feira 19 para participar do primeiro debate promovido por uma rede de TV, a Bandeirantes.

 

Acompanhe aqui em tempo real os principais momentos do debate entre Ataídes Oliveira (PROS), Sandoval Cardoso (SD), Marcelo Miranda (PMDB), Eula Angelim (PSOL), Carlos Potengy (PCB) e Luís Cláudio (PRTB).

 

O jornalista Fernado Hessel fala sobre as regras do debate e inicia fazendo a pergunta para a candidata Eula Angelin: “O brasileiro está cansado de promessas não cumpridas pela maioria dos políticos. Como candidata o que fará para mudar isso?”, questionou o jornalista. A candidata agradece os companheiros de partido e responde: "Não será atoa que, com essa oportunidade, registrarei sim os planos de governo porque o que mais precisamos hoje é mudar a Saúde". Ela destacou necessidades de melhorias de hospitais. "Adotaremos a meritocracia e mudaremos essa imagem negativa" propôs a candidata. (22:11)

 

Marcelo Miranda responde o mesmo questionamento. "Quero ser novamente governador desse Estado e cumprir junto ao cartório. Quero ser governador desse Estado para mudar essa realidade que está aí hoje. Quero que as políticas públicas possam ser concretizadas, para voltar os programas habitacionais, para que nós possamos rever a segurança pública desse Estado. Quero ser governador para que possa dar um choque de gestão. Pra voltar ver os investimentos a voltarem ao nosso Estado, ver os esse Estado industrializado e gerar emprego e renda. Pra ver os nossos companheiros e companheiras ter a sua autoestima elevada. 

 

Carlos Pontegy responde: "Eu acredito que para a gente fazer política no Brasil temos que fazer um compromisso com a sociedade, com os propósitos de fazer mudança. Estou candidato. Acredito que se agente tem uma forma correta de escolher os candidatos e de que maneira nos devemos governar e fazer um proposta transparente, acho que isso é fundamental para fazer uma organização na sociedade”. (22:16)

 

Sandoval também apresenta a sua opinião: "Conhecendo bem o Tocantins como conheço, sei que tudo que for feito e for compromisso dar pra ser honrado. Temos feito isso, trabalhado para honrar os compromissos". (22:19)

 

Ataídes se pronuncia: "Estou na política hoje por pura indignação. Como candidato ao governo também quero retribuir e se for da vontade de Deus e do povo quero fazer parte dessa ruptura", disse reforçando seu histórico de vida. (22:21)

 

Segundo bloco

Luís Claudio responde pergunta do primeiro bloco: “Eu sou de Gurupi e todos sabem que o que é bom para Gurupi é bom para o Tocantins. Nós queremos fazer do Tocantins um Estado modelo e é necessário que usemos um paradigma, renovação. Vamos cuidar do Tocantins do jeito que ele merece”. (22:29)

 

Eula Angelim pergunta para Miranda: O senhor foi eleito não tomou posse. Assim o senhor não acha insegurança provocada por sua candidatura forçada? Miranda responde: "Estou a vontade para falar ao povo tocantinense (...) Depois de muitas delongas, eu quero parabenizar os homens e mulheres da justiça tocantinense que reconheceram e eu sempre bati na tecla que teria o registro" (22:32)

 

Réplica de Eula Angelim: "Ficamos na expectativa de uma mudança e ela nunca veio. Nossa justiça ficou alheia. O nosso Estado necessita reavaliar essas questões e ver com acessibilidade maior das mudanças que devem acontecer em nosso Estado". Tréplica de Marcelo Miranda: "Mudança, precisamos de mudança. As pessoas pedem mudança com Marcelo Miranda. Estou elegível, seguro que vamos vencer todos os obstáculos pela frente" (22:35)

 

Sandoval pergunta para Ataídes: Como governador do Estado o senhor pagaria as dívidas do Estado ou buscaria novos financiamentos? Ataídes responde: "O problema não é só endividamento. O problema é essa sangria do dinheiro público. Temos que equilibrar as contas públicas". Réplica: "Vamos buscar mais investimentos para trazer mais industrias para esse Estado". Tréplica: "Vamos honrar os compromissos. Na verdade não sabemos quanto o Estado deve. Vamos buscar lá fora se for para investir com responsabilidade" e acrescenta que o candidato Sandoval foi feito em laboratório. (22:40)

 

Miranda pergunta ao Sandoval porque o seu governo quer a continuação do governo anterior e porque não construiu hospitais, mesmo com recursos destinados pela senadora Kátia Abreu: "Primeiro quero dizer que quem foi eleito a primeira vez foi o senhor. Segundo que construo a minha historia pautada na minha atuação. Queremos nesse Estado é fazer as obras. O HGP demorou dez anos pra ser construído e de lá pra cá nenhum leito foi criado” responde Sandoval (22:42)

 

Pontegy pergunta para Eula como é possível fazer uma nova política transformadora de mudança: "Vejo que precisa tanto de mudança no Estado que não precisa de ataques ou discussões". (22:48)

 

Próximo a perguntar é Ataídes e questiona para Luís Cláudio sobre o que ele faria para resolver o problema da Saúde do Tocantins. "Vou mudar todo esse quadro que aí está. Proponho um Pacto e vou renuir com todos os segmentos da área (...) Vamos fazer porque temos credibilidade e um passado honesto". Réplica: "O problema da Saúde é questão de competência. Temos que acabar com a corrupção" afirma Ataídes. Tréplica: "Tenho que concordar em parte porque não entendo como Miranda e Sandoval conseguem dormir em paz porque eles participaram desse quadro que desaguou nessa situação" diz Luis Cláudio. (22:55)

 

Potengy e Luis Claudio falam de políticas para habitação. Sandoval tem direito de resposta: "Ataídes que não me meça com a régua dele. Que me respeite e respeite a minha família"(23:01)

 

Terceiro bloco

Sandoval pergunta ao Marcelo Miranda: Qual foi o planejamento deixado na Saúde durante seu governo?  Miranda responde: "A palavra cassado o senhor participou do meu governo. Todos os projetos que mandei para Assembleia Legislativa, o senhor aprovou. Faltava remédios, mas não aconteciam essas mortes como hoje".  

 

"Eu assumo minha responsabilidade enquanto governador. Não respondeu porque não teve planejamento", diz Sandoval. "Não queira imputar as pessoas se o senhor não tá tendo condições de governar", afirma Marcelo Miranda. (23:12)

 

"O problema da habitação no Tocantins é gravíssimo. Se eu perguntar, os senhores não vão dar conta de responder. O Tocantins era para ter aproveitado o programa Minha Casa Minha Vida", responde Ataídes questionamento sobre problemas na área de Habitação. "30% da população não tem casa. Vamos voltar com os programas de governo e dar um teto aos tocantinenses" afirma Miranda. (23:17) 

 

Ao Sandoval, Ataídes afirma que em mais de cem dias de governo ele ainda está procurando formas para governar o Tocantins. "Talvez ele não conheça o nosso Estado. Conheço bem esse governo que falou que trouxe recursos e não trouxe nada" diz Sandoval e acrescenta "Agora o Tocantins está sendo cuidado". Ataídes insiste que Sandoval não tem condições de responder perguntas "Se não fosse o Siqueira e o Siqueirinha ele não era governador do Estado" (23:21)

 

Sandoval diz que não tem problema em falar de Siqueira Campos ou  Eduardo Siqueira Campos. "Não cuspo no prato que comi". 

 

Eula Angelim questiona ao Carlos Potengy sobre o que ele pensa acerca do grande número de secretarias. "Acho que seria fundamental que tivesse criação de secretarias que realmente atendessem a população". Eula reforça: "Acho que tem que se dá oportunidade para quem realmente merece, que realmente queira trabalhar". Carlos Potengy ressalta: "Tem que haver planejamento. Esse planejamento fica concentrado nas mãos de poucos e esse é o problema para o Tocantins. Não é criando secretarias, é criar oportunidades para o trabalhador sobreviver" 

 

Luis Cláudio fala sobre desenvolvimento industrial no Estado. "Falta políticas de investimentos para que a gente possa receber grandes empresas aqui" (23:29)

 

Eula responde sobre como combater a corrupção no Estado. "Nosso judiciário está inoperante. São muitos processos e não estão conseguindo resolver lides simples". Luis Claudio afirma: "Com a corrupção a gente não pode ter compromissos". "Como povo e eleitor temos condições de mudar isso" diz Eula. 

 

Direito de resposta concedido ao Sandoval: "Tenho valorizado sim os servidores no nosso Estado e estamos aplicando a meritocracia sim". Miranda tem direito de resposta: "O pouco que durmo, eu durmo de consciência tranquila" (23:40)

 

Quarto bloco

Marcelo Miranda pergunta ao Potengy sobre qual a mudança que pretende fazer para o Estado. "Pra mudar precisamos primeiro transformar a maneira de fazer mudança. Precisamos estar organizando a sociedade do Tocantins. Pensamos que o poder popular é que vai fazer a mudança", diz Carlos Potengy.  

 

“A mudança que nós queremos para o Tocantins é o resgate da autoestima do povo" afirma o candidato Marcelo Miranda. 

 

Eula responde sobre convênios para manutenção de vias públicas . "Não vemos mudanças nas nossas estradas. No meu governo estarei com os melhores profissionais e buscarei recursos", afirma. 

 

Sandoval comenta o assunto. "Em apenas quatro meses assinamos convênios com todos os prefeitos. Há muito tempo não se faziam manutenção nas ruas da nossa cidade". (23:55)

 

 Carlos Potengy pergunta ao Ataídes sobre como seria sua politica de proteção social. "Temos que estancar essa sangria do dinheiro publico. Temos que equilibrar as contas públicas. Alavancar a economia e para isso precisamos de uma politica fiscal séria" responde. Potengy destaca: "Acredito que o controle social passa pelo compromisso politico que tenha mais ingerência partidária. Temos partidos que não fazem politica, fazem politicagem".  

 

Ataídes pergunta ao Marcelo Miranda sobre processo de improbidade seus e do pai: "São processos de perseguição política. Não adianta imputar a mim, porque eu volto às praças públicas para fazer a mudança que o povo precisa. Não são processos que vão baixar minha cabeça". 

 

"Você encontrou com Eduardo Siqueira e pergunto qual é o grau de ligação com o grupo Siqueira Campos?", questiona Ataídes. "O senhor deve estar enganado, eu não tenho vínculo nenhum com Eduardo Siqueira Campos" responde Miranda. (00:06)

 

"É importante que o gestor não seja só de gabinete. Tenho ido in loco, não tenho dificuldade com agenda. Estamos trabalhando muito", responde Sandoval a Luis Claudio. (00:13)

 

"Uma das minhas propostas é reforçar a representação do governo no Distrito Federal" diz Luis Claudio. "Vamos ter uma secretaria especifica para projetos" propõe Sandoval. (00:15)

 

Quinto e último bloco

Candidatos fazem suas considerações finais. Luis Claudio: "Quero parabenizar o grupo Bandeirantes e os colegas candidatos e me desculpar se tiveram a honra atacada, não foi nossa inteção. Como candidatos temos que discutir mesmo. Convoco todos a população para vir com o PRTB para essa eleição. Somos um partido novo e ousado. Somos um partido formado por homens e mulheres honestos". 

 

Carlos Potengy: "Me sinto bastante feliz de estar participando de um debate que colocar a importância de se fazer politica nesse pais. Estamos hoje participando como candidato com propostas que coerentes que acreditamos. Queremos fazer com que esse Estado seja protagonista. Acreditamos que nós podemos fazer as melhores propostas e as melhores discussões”. (00:27) 

 

Eula Angelim: "Agradeço a oportunidade de estar aqui e apresentar as nossas propostas. É o que sonhamos, que sejam implantadas e que ninguém consegue resolver tudo sozinho. O que falta no nosso país e no nosso Estado é oportunidade. Queremos fazer uma mudança e não fazer de contas. (00:29)

 

Ataídes Oliveira: "Para fazer é preciso saber e e só fazendo que se aprende. O problema da saúde e da educação não basta apenas escolas e presídios. Temos que alavancar a economia desse Estado, baixar impostos, na hora que acabamos coma corrupção podemos reduzir impostos e atrair nossos empresários. Precisamos de uma administrador  que realmente tenha competência e acima de tudo seja honesto”. (00:31)

 

Marcelo Miranda: "Quero agradecer pela oportunidade a não só nós candidatos. Fui único a romper com o passado e volto a reafirmar o meu compromisso com a mudança que o Tocantins quer. Quero ser governador para fazer as mudanças que o Tocantins necessita. Voltar a dizer para o Tocantins que pode fazer parte do cenário nacional e mundial. Gerar emprego e renda para  nossa gente e para isso nós nos preparamos. Convido todos os tocantinenses para essa mudança". (00:33)

 

Sandoval Cardoso: "Quero aproveitar esse momento para me apresentar aqueles que ainda não me conhecem. Nesses quatro meses temos trabalhado muito pelo Tocantins. Não tenho dormido buscando as soluções que o Estado precisa. Há mais de dez anos não se construía um só leito. São as estradas que nós estamos recuperando, nossas ruas dos municípios que estavam esburacadas, isso acabou em apenas quatro meses. Quero ser governador desse Estado". (00:36)

 

(Matéria atualizada com correções às 11h16 do dia 20/08)

Comentários (0)