Ricardo Ayres e Joaquim Maia solicitam Hospital Universitário para Porto Nacional

Em audiência com secretário de Saúde, o prefeito de Porto Nacional e o deputado apresentaram demandas do município. Maia pediu urgência na instalação de serviço de UTIs em Porto

Ayres e Maia apresentaram demandas da Saúde de Porto Nacional
Descrição: Ayres e Maia apresentaram demandas da Saúde de Porto Nacional Crédito: Ascom

As demandas emergenciais na saúde Porto Nacional foram apresentadas ao secretário de Estado da Saúde, Marcos Ernes Musafir, na tarde desta quinta-feira, 12. O prefeito Joaquim Maia, em audiência com o Deputado Estadual Ricardo Ayres destacou a dificuldade que o município vem enfrentando de oferecer à população servidos de média e alta complexidade, dentre eles, a disponibilidade de Unidades de Terapias Intensivas.

O secretário de Saúde convidou Maia e Ayres para participarem da agenda que o Ministro da Saúde, Ricardo Barros cumprirá, na tarde desta sexta-feira, 13, em Palmas, e na ocasião as demandas e os apontamentos de soluções para Porto Nacional serão apresentadas também ao ministro.

Joaquim Maia explicou que desde antes de assumir a gestão do município, já vinha acompanhando a necessidade de oferecimento de UTIs em Porto Nacional. “Saio dessa reunião com entusiasmo porque vi empenho da parte do secretário na questão de tomar ações para que a gente tenha em Porto Nacional a construção do Hospital Universitário, e de uma maneira mais emergencial a imediata implantação de Unidades Semi-intensivas, que já vai atender demais nossa demanda antes que a UTI chegue”, comentou o prefeito.

Já Ricardo Ayres destacou que Porto Nacional é uma cidade polo, que atende demandas de diversos munícipios e atualmente carece de UTIs, o que vai possibilitar, inclusive, uma diminuição nas demandas do HGP. “Porto Nacional é um polo regional importante e a população da cidade sofre pela ausência de UTI e de um Hospital que possa atender a população em todas suas necessidades, com tecnologia e equipamentos de alta complexidade ”, disse o parlamentar.

Ao receber as demandas, o secretário Marcos Musafir apresentou o projeto de implantação do Hospital Universitário em Porto Nacional e destacou que a parceria público-privada já vai ser apresentada ao ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“O compromisso feito com o prefeito é o de agilizar o processo de implementação do Hospital Universitário de Porto Nacional, teremos reuniões em breve em Brasília para consolidar o projeto, com aprovação também do prefeito e do governador, conseguir a parceria público-privada, e a partir daí, conseguirmos começar essa obra ainda esse ano”, explicou Musafir, que destacou ainda que “a Sesau vai fazer uma análise da necessidade atual de implantação de UTIs e em princípio vamos trabalhar com a possibilidade de implantação de leitos semi-intensivos, o que já vai desafogar bastante o HGP e a própria região que Porto Nacional atende”.

 

Comentários (0)