Superintendentes de órgãos federais no TO são exonerados: aliados vão indicar

Mudanças nas diretorias de órgãos federais no TO fazem parte de um alinhamento político do governo Michel Temer. Dentre exonerados está o ex-deputado Augusto Pugliese, substituído por Rodrigo Guerra

José Augusto Pugliese deixou a DFA
Descrição: José Augusto Pugliese deixou a DFA Crédito: Foto: Divulgação

Estão sendo exonerados no Tocantins os superintendentes dos órgãos federais do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, em um alinhamento ao novo governo. Dentre os órgãos que tiveram alterações na chefia, está a Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins. O ex-deputado José Augusto Pugliese (PMDB) que havia assumido o cargo em março deste ano por indicação da senadora Kátia Abreu foi substituído pelo ex-presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Rodrigo Guerra.

 

Na superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Antônio Miranda dos Santos  foi exonerado, sendo substituído provisoriamente pelo chefe do setor administrativo, Lincon Rodrigo Henke.

 

Como era previsto, o governo Temer vem fazendo diversas mudanças para a nova conjuntura dos órgãos federais. Outro motivo para as substituições nas chefias é o afastamento de alguns representantes de órgãos federais para se candidatar nessas eleições.

 

De acordo com a assessoria do deputado federal Lázaro Botelho (PP), as indicações para os cargos passaram por uma discussão na bancada federal tocantinense. “Isso fez parte de uma discussão interna, discutida também pela bancada do Estado com o próprio Governo Federal por meio do Ministro Geddel Vieira Lima e alguns órgãos já tiveram seus superintendentes substituídos e outros ainda nos próximos dias devem ter ainda algum tipo de mudança”.

 

Na nova formulação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara Federal, por exemplo, o deputado Irajá Abreu (PSD) deixou a presidência e o deputado Lázaro Botelho assumiu.

 

As mudanças, conforme esclareceu o assessor, são pontuais e não devem alcançar todos os órgãos federais no Estado.

 

 

 

 

Comentários (0)