Valderez assume liderança na AL em meio a deputados contrários a atos de Miranda

A deputada Valderez Castelo Branco assumiu oficialmente a liderança da base do governo na Assembleia no momento em que parlamentares se mostram contrários a medidas adotadas pelo governador

Valderez assume liderança do governo na Casa
Descrição: Valderez assume liderança do governo na Casa Crédito: Foto:Ulisses Holanda

O governador Marcelo Miranda tem uma nova liderança em sua base de apoio na Assembleia Legislativa. A deputada Valderez Castelo Branco (PP) foi anunciada em ofício apresentado pelo presidente da Casa, Osires Damaso (DEM), na manhã desta terça-feira, 2. A parlamentar substitui o deputado Paulo Mourão, enquanto ele está de licença médica, com previsão para retorno em meados de março.

 

Valderez assume a liderança no momento em que o governo do Estado inicia a implantação do “Novo Modelo de Gestão”, com redução de cargos em comissão, posse de quatro novos secretários e a fusão de secretarias. O anúncio da nova líder aconteceu em meio a protestos de servidores da enfermagem do Estado, que iniciaram greve da categoria hoje e ainda, diante da pressão de sindicatos do Estado ao deputado Ricardo Ayres (PSB), para retirada da PEC que prevê a reestruturação das carreiras públicas.

 

Otimista, Valderez disse que pretende manter o diálogo entre os parlamentares e buscar as melhores medidas para promover o equilíbrio entre o que sociedade precisa e o que o Estado pode fazer para sair da crise financeira. "Nós somos 24, e poderia ser qualquer um dos deputados que faz parte da sua base. Eu pretendo trabalhar em parceria com os demais 23 colegas porque é o que a sociedade, um milhão de eleitores, esperam dessa Casa de leis, um órgão fiscalizador, que legisla, que está a disposição do povo, da sociedade. Então precisamos apresentar ao governo o clamor do povo, também analisar o que for plausível que vier do governo para poder ser aprovado".

 

Outro ponto que está entre os mais debatidos pelos parlamentares na Casa é o aumento de 10% na tarifa de distribuição de água, por parte da Odebrecht Ambiental / Saneatins, e que já recebeu projeto de Decreto Legislativo, apresentado por Ricardo Ayres (PSB) para a derrubada do ato do governo do Estado que permitiu o reajuste, com o argumento de que a concessão é de responsabilidade dos municípios.

 

Também contrário ao aumento na tarifa de água, o deputado Olyntho Neto (PSDB) questionou a justificativa da concessionária de que o aumento, anunciado, é referente à perda de investimentos e repasse inflacionário. Para o deputado, o aumento é inconstitucional e as informações sobre a composição do índice de reajuste da tarifa não são suficientes.

Comentários (0)