A sua circulação pede atenção até nas férias

O final do ano está chegando, com a preparação para as viagens o estresse e ansiedade também aparecem e o coração trabalha um pouco mais, pedindo também sua cota de férias. O dia chega, as malas acumulam-se e tudo parece pronto, entretanto você se lembrou de consultar um especialista em circulação? E porque você pensaria nisso logo nas suas férias?

 

É pouco discutido, mas durante o período de férias ocorre um aumento nos casos de trombose, devido ao tempo que as pessoas costumam ficar sentadas, sejam em carros ou voos, e se de alguma forma você tiver predisposição à doença, a atenção deve ser redobrada. Trombose caracteriza-se como um coágulo sanguíneo que obstrui uma ou mais veias de grande porte, com maior incidência nas pernas. Outras enfermidades ligadas ao coágulo sanguíneo são hemorragia e embolia.

 

É uma doença séria que pode levar a morte se não tratada e que pode acontecer com qualquer um, apesar de algumas pessoas terem uma propensão hereditária ao distúrbio. Mulheres que tomam anticoncepcionais e são fumantes tem um risco maior de apresentarem trombose durante a vida, e devem ter cuidados redobrados, pois em casos extremos pode levar a embolia pulmonar amputados ou até mesmo a morte. Apesar da gravidade, não é preciso se desesperar e tomar medidas drásticas, cuidados simples do dia a dia ajudam a evitar o aparecimento de coágulos, tornar a rotina mais saudável e ter uma vida mais equilibrada.

 

Dentre os cuidados, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios são a tríplice global mais conhecida e por isso não devemos nos prolongar demais, no caso específico de doenças do sistema circulatório é bom ressaltar o uso de roupas mais confortáveis, fuja dos justos demais, para que você possa conseguir respirar sem a camisa apertar o tórax já ajuda bastante. Outra prevenção é apostar em massagens relaxantes, além do mimo merecido a atividade estimula a circulação. Se você fica parado por muito tempo em trabalho, levante-se por 10 minutos e faça alongamentos. Esses são pequenos passos que evitam o maior dos males.

 

De longe os cuidados da rotina são importantes, mas nada dispensa um bom profissional, que pode investigar e a diagnosticar com maior precisão o que te aflige, além de indicar o tratamento mais eficaz para qualquer que seja a sua enfermidade.

 

Dr. Antônio Fagundes Jr.
Cirurgião Vascular - CRM 1742
Título de Especialista em  Angiologia e Cirurgia Vascular
Título de Especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
Professor de Medicina Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT
Mestre em Ciências da Saúde - UFT

Comentários (0)