Começa a temporada de observação da Baleia Franca no litoral de Santa Catarina

Observar pares de baleias francas, mãe e filho nadando, em paralelo à costa, é um espetáculo para nunca mais se esquecer. E isso é possível na costa de Santa Catarina entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro, embora o período reprodutivo dos animais seja de julho a novembro. No período indicado acontece a maior concentração de baleias francas no Brasil, na APA da Baleia Franca, quando um maior número delas permanece por mais tempo nas enseadas. Geralmente os pares de mãe e filhote são avistados próximos à costa, expondo a nadadeira peitoral ou a calda e dando espetaculares saltos fora d´água.

 

O turismo de observação de baleias acontece em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense, abrangendo os municípios de Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta, em Laguna. Para ver as baleias a partir de terra, os técnicos sugerem procurar locais mais elevados e levar binóculos. É bom prevenir-se contra o frio e o vento, vestindo roupas adequadas. Em Imbituba é possível contratar guias de ecoturismo, que levarão para observar as baleias em segurança e com conhecimento da região. O Instituto Baleia Franca (IBF), que cuida da preservação dos animais, está sediado na Praia do Rosa, Imbituba, e merece uma visita.

 

Algumas normas devem ser respeitadas para observar os animais sem molestá-los: respeitar as áreas fechadas à observação embarcada na APA Baleia Franca; manter as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100 m); nunca se aproximar bruscamente na direção das baleias; nunca se aproximar por detrás das baleias, nem interceptar o seu curso, mantendo-se afastado em posição lateral; não separar grupos de baleias ou mães e filhotes; nunca desligar os motores sem avistar claramente os animais na superfície;  não fazer ruídos desnecessários, nem jogar qualquer objeto na água; não permanecer junto às baleias por mais de 30 minutos e nunca nadar em direção às baleias, pois o risco de acidentes é grande.

 

I Fórum estados do sul

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seccional de Santa Catarina, realiza de 4 a 7 de agosto o I Fórum dos Estados dos Sul da entidade, no Hotel Renar, em Fraiburgo. O objetivo é o fortalecimento da entidade nos três estados e troca de informações que possam fortalecer o turismo na região e além fronteiras. Durante o encontro os jornalistas terão oportunidade de conhecer a Floresta de René Frei, atrativo que será tratado oportunamente nesta coluna.

 

Comentários (0)