Começa a temporada de praia nos rios tocantinenses

Praia de Araguanã
Descrição: Praia de Araguanã Crédito: Manoel Júnior

Sol. Água morna. Natureza em todo o seu esplendor. Começa a temporada de praia nos rios tocantinenses. Destaque para as já tradicionais nos rios Araguaia e Tocantins, como da Tartaruga, em Peixe, de Araguacema, da Raposa, em Tupiratins, Araguanã e Garimpinho, por exemplo. Mas estruturas em outros rios também são destaques, como a Praia do Rio Sono, em Pedro Afonso, o Rally das águas, em Itacajá, e a praia do rio Sono, em Novo Acordo. Este ano Guaraí entra no circuito e pretende atrair turistas para a estrutura montada na Praia da Barra, localizada no rio Tocantins.

 

As principais cidades turísticas montaram uma programação de show que agrada a gregos e troianos. E estrutura de alimentação, saneamento público com banheiros e segurança, em parceria com o Governo do Estado, Governo Federal e emendas parlamentares. Por outro lado, grupos de amigos e famílias montam acampamento super estruturados em praias mais desertas, para curtir em toda a sua dimensão os prazeres que a natureza oferece. E a pesca não predatória faz a festa dos amantes da boa diversão.

 

A temporada de praia nos rios do Tocantins movimenta a economia local durante os meses de julho e agosto. São milhares de postos de trabalho gerados, envolvendo barqueiros, restaurantes, bares, pequenos comércios e pousadas. Ao mesmo tempo em que convida os turistas para aproveitar nossas praias fluviais, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, chama a atenção para a responsabilidade ambiental, pedindo para não jogar lixo nas praias e nos rios “para que possamos usá-las de novo nos próximos anos”.

 

Principais praias do Estado

Palmas (Praia da Graciosa, Praia das Arnos, Praia do Caju), Porto Nacional (Praia do Lago da Usina Luís Eduardo Magalhães), Brejinho de Nazaré, Araguacema, Caseara, Miracema, Tocantínia, Pedro Afonso, Guaraí, Tupiratins, Juarina, Arapoema (Praia do Jacu), Araguanã, Itacajá, Filadélfia, Babaçulândia, Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Xambioá, Araguatins, Couto Magalhães, Buriti, Peixe, Formoso do Araguaia, Dueré.

Comentários (0)