Ilha Grande, um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil

Destino tem lugares que encantam o turista
Descrição: Destino tem lugares que encantam o turista Crédito: Foto: Divulgação

A Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é hoje um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza. Com mais de 193 km2, com 30 km de comprimento por 14 km de largura, são muitos os lugares que encantam o turista. Cercada por um mar azul infinito, a Ilha Grande possui 113 praias de vários tamanhos e características. A maioria delas são pouco habitadas ou totalmente desertas, várias muito isoladas. Em quase toda a ilha a natureza é totalmente intocada, com a floresta chegando ao mar. Para visitar as praias existem duas formas: caminhando por trilhas centenárias que as ligam entre si ou através de passeios marítimos, realizados em escunas, lanchas e barcos.

 

Quem é adepto do turismo urbano certamente não se adaptará à Ilha Grande. Já para quem é adepto do ecoturismo, o local é capaz de atender aos mais diferentes estilos pessoais. É sempre possível encontrar uma hospedagem que se encaixe em suas preferências ou orçamento, variando do estilo aventureiro ao romântico, sossegado e esportista. Por toda a ilha existem várias opções de hospedagem, desde camping, casas, suítes e kitnets, até pousadas de alto padrão localizadas em diversas praias. São opções que variam do simples ao básico até aquelas pousadas de um padrão mais alto em termo de conforto e qualidade dos serviços.

 

A história de Ilha Grande está ligada a estabelecimentos penais, criados ainda no fim do Império. A história das instituições carcerárias da ilha entrelaça-se com a história política e dos direitos civis do país. Por lá passaram os escritores Orígenes Lessa, Graciliano Ramos, Nelson Rodrigues Filho e diversos membros de partidos de esquerda que lutaram contra o regime militar. Foi lá que Graciliano Ramos escreveu “Memórias do Cárcere”. E foi lá também que nasceu a facção criminosa “Comando Vermelho”, em 1979.

 

Como chegar 

Acesso à Ilha Grande somente de barco. Os locais de embarque são: 

- Centro de Mangaratiba;

- Centro da cidade de Angra dos Reis (são quatro pontos de embarque diferentes);

- Conceição de Jacareí, que é um bairro de Mangaratiba na divisa com Angra dos Reis;

- Paraty – Ponta do cais, centro da cidade.

 

Comentários (0)