Ilhas Gregas, cenários de sonho que todos nós queremos viver

Santorini
Descrição: Santorini Crédito: Divulgação

Quando se fala na Grécia vem logo à nossa mente toda a mitologia grega, monstros, deuses, semi-deuses, heróis, ninfas. Histórias de guerras, amores e traições. É a base da cultura ocidental que está arraigada em cada um de nós. Mas também vem junto a lembrança de cenários paradisíacos, mar azul turquesa, praias de águas mornas e areia branca. São centenas de ilhas, que fica até difícil fazer uma escolha. A grande maioria com belas histórias e belas paisagens. Passando pela capital, Atenas, é claro. Imperdível sob todos os sentidos. Para completar, os grandes vinhos e azeites e a culinária única. Entre tantas, três delas chamam a atenção.

Delos

Foi nesta ilha, segundo a lenda, que nasceram Apolo e Artêmis. Ele, deus do Sol, e ela, deusa da Caça, filhos de Zeus com Leto, a deusa do anoitecer.

Conta a lenda que Hera, esposa de Zeus, não gostou da história e, quando descobriu que Leto estava grávida pediu a titã Gaia (a Mãe Terra) para que não houvesse lugar onde ela pudesse dar a luz. Poseidon, deus doa mares, fez emergir a ilha de Delos. Como a área não pertencia a Gaia, os filhos de Leto foram salvos. Em Delos estão as ruínas do Teatro de Delos e do Templo de Apolo.

Santorini

Quando falamos em Santorini lembramos logo do mar azul, um horizonte a perder de vista, por do sol fantástico e casinhas brancas. Sua criação aconteceu após Eufermo, um dos argonautas, jogar no mar um pedaço de terra que ganhou de Tritão, filho de Poseidon, o deus dos mares. Devido a relatos históricos que descreviam o local onde teria existidido a Atlântida, muitos esotéricos acreditam que civilização perdida tenha se desenvolvido naquela ilha.

Creta

Todos sabem que, na mitologia grega, o Minotauro morava em Creta. O monstro foi fruto de uma vingança de Poseidon, que não gostava do rei Minos, de Creta. O deus fez a mulher de Minos se apaixonar por um touro e daí nasceu a criatura monstruosa, que foi preso em um labirinto. Daí, vem a história de Teseu, que usou o fio de Ariadne para conseguir sair do labirinto, após vencer o Minotauro. Mas o bom mesmo é ir lá e conferir de perto essas lendas.

Caverna do Diabo, São Paulo

Nós temos no Brasil, e principalmente no Estado de São Paulo inúmeras cavernas de beleza indescritível. Talvez a mais famosa de todas seja a Caverna do Diabo, mesmo porque existe uma série de facilidades para você visitá-la. A começar por estar a 140 km da capital.

Toda a caverna tem 6,5 km, mas somente em 700 metros as visitas são permitidas. Escadas e passarelas, além de boa iluminação, permitem ao turista a satisfação de curtir ambientes fantásticos.

Localizada no município de Eldorado, em volta da caverna foi criado todo um Parque Estadual que se constitui na segunda maior Unidade de Conservação do Estado, abrigando vasta extensão da Mata Atlântica e outros ecossistemas em seu interior.

 

Comentários (0)