Jalapão, destino turístico de aventura no Tocantins

Jalapão, Tocantins
Descrição: Jalapão, Tocantins Crédito: Divulgação

Durante muito tempo uma região totalmente isolada, onde havia carência de tudo, a região do Jalapão, no Tocantins, hoje é um dos destinos de aventura mais procurados do Brasil. Lá você encontra cachoeiras, corredeiras próprias para raffiting, o “fervedouro” (uma das atrações únicas do lugar), dunas e o famoso capim dourado, exclusividade do estado. A partir de Palmas, capital, chega-se às primeiras atrações pela cidade de Ponte Alta do Tocantins, ou por Novo Acordo, no outro lado da “ferradura”.  São 34 mil km² de um deserto muito bem servido por água em abundância, que ainda se encontra em seu estado mais puro de conservação.

 

Imperdíveis são as “dunas do Jalapão”, próximas à cidade de Mateiros, de onde é possível apreciar um pôr do sol de tirar o fôlego; a Cachoeira da Velha; as corredeiras dos rios Novo e Sono; a cachoeira da Formiga; o “fervedouro”, onde a pessoa fica flutuando em cima de uma nascente cristalina: e o povoado de Mumbuca, onde se fabricam peças artesanais com o capim dourado.

 

Até Ponte Alta do Tocantins e até Novo Acordo, a partir de Palmas, o acesso é por estrada asfaltada. Daí em diante começa a verdadeira aventura por estradas dominadas pelas areias do deserto do Jalapão. Mas paisagens deslumbrantes e banhos refrescantes em rios intocados compensam o sacrifício.

 

Serviço

Hotéis e Pousadas

Mateiros - Pousada Panela de Ferro, Pousada Buritis do Jalapão (63 3534 1139); Pousada Santa Helena (63 3534 1050) www.pousadasantahelenajalapão.com.br

Ponte Alta do Tocantins – Pousada Planalto, Pousada Veredas das Águas (63 3378 1581), Pousada Águas do Jalapão www.aguasdojalapao.com.br

São Félix do Tocantins – Jalapão Eco Lodge www.jalapaoecolodge.com.br

 

Quem leva

Safari Korubo – www.safarinojalapao.com.br  

Jalapão Eco Lodge – 63 9994 0514/ 63 8423 5267. www.jalapaoecolodge.com.br

 

 

Comentários (0)