Maiores empresas aéreas nacionais reduzirão dezenas de vôos em maio

Por causa da crise econômica, as maiores companhias aéreas do país, Gol, TAM e Azul, anunciaram que vão reduzir sua malha a partir do próximo domingo, dia 1º de maio

A situação econômica do país está obrigando toda a sociedade brasileira a fazer ajustes. Duros ajustes. O aperto chegou também no setor da aviação civil. Para se adequar à crise no setor, as maiores companhias aéreas do país, Gol, TAM e Azul, anunciam que vão reduzir sua malha a partir do próximo domingo, dia 1º de maio. Somente a Gol cortará 180 voos diários, incluindo suspensão de rotas e redução de freqüências.  Entre os vôos domésticos a empresa deixará de atender Imperatriz-MA, Altamira-PA, Bauru e Ribeirão-SP. Serão suspensos também quatro vôos internacionais, Miami, Orlando, Aruba e Caracas. O início do anunciado vôo para Cuba foi adiado por tempo indeterminado.

 

Aproveitando o início da temporada de inverno, a Azul fez ajustes em vôos para 20 cidades e corte nas ligações para Cascaval-PR e Pelotas-RS, depois de paralisar neste mês as operações no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e Rio Branco-AC. Outra grande, a TAM, vai diminuir, a partir do dia 22 de maio as freqüências semanais entre o Rio de Janeiro (Galeão) e Miami. Segundo levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os cortes anunciados vão aumentar ainda mais o processo de encolhimento da malha aérea brasileira. Esse ajuste faz parte do plano de negócios das empresas, na tentativa de recuperar receitas diante da crise na economia.

 

O número de passageiros diminuiu, a tarifa média caiu 18% entre 2014 e 2015, e, além disso, a oscilação do câmbio de moedas afeta o custos operacionais da aviação. A luta das companhias é para recuperar o valor das tarifas. Ainda de acordo com a Anac, foram transportados em fevereiro 7,1 milhões de passageiros, um recuo de 3,7% em comparação com 2015. Com o enxugamento das rotas o Galeão perdeu dez vôos e no Santos Dumont houve redução nas ligações para Congonhas, Brasília e Guarulhos. Desde o dia 17 deste mês está suspenso o vôo direto da TAM entre Manaus e Galeão. No dia 10 a empresa já tinha diminuído de sete para cinco a freqüência semanal entre Galeão e Nova York e no próximo dia 22 será reduzida a oferta para Miami. As opções de vôos também  caíram em Curitiba-PR,  Santarém-PA, Salvador-BA e Vitória-ES.

 

Olímpiadas

O Ministério do Turismo investe forte no megaevento das Olímpiados no Brasil, que será aberta no dia 27 de julho, no Maracanã, Rio de Janeiro. Para facilitara entrada de turistas estrangeiros, num projeto em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, foram liberados os vistos para Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália  no período que vai de 1º de junho a 18 de setembro. A expectativa é que a isenção atraia 75 mil turistas dessas quatro nacionalidades. (Fonte: Ascom/Mintur)

Comentários (0)