Ministério do Turismo lança cartilha com dicas para viajante com mais de 60 anos

MinTur apresenta um perfil sobre o viajante acima de 60 anos e acaba de lançar a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos. Cartilha foi lançada na última quarta na ABAV Expo

A população idosa no Brasil está crescendo. Segundo relatório do Banco Mundial, em 2050 a estimativa é que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos. Além de viver mais, os brasileiros estão vivendo melhor, com mais qualidade de vida e querendo conhecer cada vez mais os destinos turísticos brasileiros. Na semana que se celebra o Dia do Idoso - 01 de outubro - o Ministério do Turismo apresenta um perfil sobre o viajante acima de 60 anos e acaba de lançar a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos.

 

A cartilha foi lançada na última quarta-feira (28) na 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. A publicação foi realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.

 

O desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender os turistas idosos também é descrito na cartilha. A adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local. Para atingir a acessibilidade ideal nos empreendimentos turísticos a este público, a cartilha retrata os pisos antiderrapantes, as vagas reservadas nos estacionamentos, os assentos e filas preferenciais como recursos fundamentais. A descrição completa dos itens de acessibilidade que devem compor a infraestrutura dos empreendimentos turísticos está presente na NBR 9050/2015, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Turismo interno

 

Segundo o estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, nos próximos seis meses, 25,4% dos brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar. Deste total, a maioria (59,9%) informou que deverá optar por destinos domésticos. Na hora de fazer turismo, os viajantes com mais de 60 anos têm optado por fazer o passeio acompanhados (84%) e apenas 15% disseram que deverão fazer a próxima viagem sozinhos.

 

(Informações da assessoria de imprensa MinTur)

Comentários (0)