Peru organiza o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico para o final de abril

Gastronomia é foco de evento mundial
Descrição: Gastronomia é foco de evento mundial Crédito: Divulgação

O primeiro Fórum Mundial de Turismo Gastronômico foi realizado em San Sebastían, Espanha. O segundo acontecerá entre 27 e 29 de abril, no Centro de Convenções de Lima. Organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial de Turismo (OMT), junto com o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha, o evento será aberto ao público em geral e tem como finalidade promover a discussão e o papel da gastronomia como eixo articulador do turismo. Segundo a ministra do Turismo daquele país, Magali Silva, “o Fórum é um encontro para atores ligados ao turismo gastronômico dos setores público e privado, tais como cozinheiros, tour operadores, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, pesquisadores e associações gastronômicas”.

 

A ministra destaca que o encontro propiciará a troca de experiências e identificará as boas práticas para a melhoria da qualidade dos destinos turísticos, com enfoque de sustentabilidade “para beneficiar de maneira direta as populações vinculadas a esta atividade”. No fórum será discutido o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo, em torno do qual se desenvolve uma forte economia no mundo todo, especialmente no Peru. Várias personalidades da área da gastronomia deverão participar do encontro, como os peruanos Gastón Acurio, Mitshuharu Tsumura e Isabel Álvares.  

 

A escolha de Lima como cidade anfitriã do Fórum, destacou a ministra, "se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década". A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas.

 

A primeira edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, realizada em San Sebastian (Espanha), ao final de Abril de 2015, impulsionou a reflexão sobre o tema e destacou o papel do setor público no âmbito do turismo gastronômico. Esta nova edição, em Lima, vai reunir especialistas em gastronomia e turismo de todo o mundo. Eles analisarão juntamente com especialistas peruanos como a gastronomia está se tornando um dos pilares de promoção turística dos países. Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas. Mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.

 

Validade de Milhas

A Justiça de São Paulo decidiu terça-feira (22/3), que a TAM terá de aumentar de dois para cinco anos a validade das milhas do seu programa de pontos. A decisão é da juíza Priscilla Buso Faccineto, da 40ª Vara Cível, em ação movida há dois anos pela Proteste. Segundo a juíza, o prazo anterior de dois anos “se mostra exíguo, principalmente para passageiros esporádicos”. A TAM fica obrigada ainda a revisar aos clientes, com antecedência de 90 dias, qualquer alteração no regulamento do seu programa de milhagem. A decisão tem validade nacional e ainda cabe recurso.

Comentários (0)