Praias e cachoeira atraem mais de 30 mil turistas em Itaguatins

A Temporada de Praias na Praia Tio Claro segue até 10 de agosto e na Remanso dos Botos vai até novembro.

Cachoeira em Itaguatins
Descrição: Cachoeira em Itaguatins Crédito: Ascom

Em Itaguatins, no Bico do Papagaio, duas praias com características opostas, atraem um público de mais de 30 mil veranistas durante a Temporada de Praias, triplicando sua população. Este público flutuante procura as delícias naturais da Praia Remanso dos Botos, com barracas gastronômicas e de bebidas, feitas com palha de babaçu; e a Praia Tio Claro, esta utilizando estrutura de tendas para receber os visitantes. Situadas na orla da cidade, são de fácil acesso e com estacionamento à vontade, e dão visão das belezas do rio Tocantins e da cachoeira Santo Antonio.

 

Entre as atrações de shows com bandas nacionais a programação incluiu a tradicional Cavalgada da Amizade semana passada, que teve a participação de mais de 700 cavaleiros. Para o dia 27 de julho, está previsto o concurso Garota Ambip – Associação dos Municípios do Bico do Papagaio e também a versão masculina.

 

A atratividade natural de Itaguatins foi recompensada com a implantação da Orla na avenida Beira Rio, com barzinhos e lanchonetes tornando bem agradável o passeio e o lanche de final de tarde. Para as crianças o calçadão é um local de diversão na caminhada até as praias, e de desfiles de visitantes para apreciar o por do sol.

 

A Temporada de Praias na Praia Tio Claro segue até 10 de agosto e na Remanso dos Botos vai até novembro. A programação musical traz a Itaguatins turistas de 37 cidades da região do Bico do Papagaio acrescida de uma grande presença de visitantes de Imperatriz, no vizinho Maranhão, que pode ser via fluvial e terrestre, com a facilidade da ponte que interliga os dois estados em São Miguel do Tocantins, a apenas 40 km.

 

Veja também

O grande cartão postal da cidade é a cachoeira de Santo Antonio, no lado sul do rio Tocantins. O atrativo chama a atenção pela força das águas espraiadas, com correnteza selvagem no canal do rio e a presença de paredão de rochas que impedem a passagem da navegação e formam um belo cenário. 

 

A turbulência e potência das águas permitem a prática de esportes como rafting e canoagem, mas, de forma contrastante, surgem piscinas rasas onde banhistas se deliciam em segurança. O som sussurante da cachoeira é ouvido em qualquer lugar da cidade.

 

O roteiro turístico de Itaguatins é completado pela imponência dos painéis externos da igreja matriz, que retratam figuras de santos católicos impressos em azulejos, arte inspirada em Portugal. O visitante também deve seguir até o bairro do Descarreto, a parte mais antiga da cidade, onde casario com arquitetura em traços coloniais permanece relembrando a criação do povoado ao redor da antiga fazenda Santo Antonio, acima da cachoeira. 

 

O nome da cidade, Itaguatins, é a junção do prefixo ita, que significa pedra em tupi-guarani, com a terceira e última sílaba dos nomes dos rios Araguaia e Tocantins.  

 

Comentários (0)