São Paulo e Rio de Janeiro têm destinos imperdíveis na temporada de inverno

Crédito: Foto: Gabriel Pevide

Um dos destinos de inverno mais procurados no Brasil e o principal de São Paulo, Campos do Jordão é conhecida como “a Suíça Brasileira”. Cercada pelas paisagens da Serra da Mantiqueira, entre o interior de São Paulo e o interior de Minas Gerais, o município sedia durante o mês de Julho o Festival de Inverno de Campos de Jordão, o maior festival de música erudita do Brasil. Uma das cidades mais altas e mais frias do Brasil, Campos do Jordão é totalmente revitalizada no inverno e recebe inúmeras atrações, como casas noturnas e lojas, principalmente em torno do centro turístico do Capivari. Próxima à capital de São Paulo, milhares de turistas visitam Campos de Jordão no inverno.

 

Outras cidades paulistas muito procuradas no inverno são Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, ótimas opões mais intimistas e mais baratas que Campos do Jordão. Dá para hospedar lá e curtiras atrações da irmã mais famosa. Ainda em São Paulo, merecem destaques Cunha e Serra Negra. A primeira fica encravada na Serra do Mar, do Alto Vale do Paraíba, e a 225 km da capital paulista. Lá também é realizado um festival de inverno, que reúne atrações musicais, eventos folclóricos e feira de artesanato. Já Serra Negra, que fica na Serra da Mantiqueira, tem excelente clima, belas paisagens e lugares românticos para visitar.  Outra atração desta cidade do Circuito das Águas paulista é o turismo de compras, com destaque para artigos de couro e roupas de lã.

 

No Rio de Janeiro os destaques são para Paraty e Petrópolis. A maior atração da primeira é a Festa Literária Internacional de Paraty, que agita as ruas centenárias da cidade, com muitas atrações que vão além da literatura. Mas o destino de inverno preferido dos cariocas a é Petrópolis, a maior cidade da região serrana fluminense.  Fundada por iniciativa do imperador Dom Pedro II, a cidade tem belas cenários, com construções históricas da época imperial e também arquitetura com influência alemã. Em julho acontece o Festival de Inverno de Petrópolis e a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão.

 

São Paulo

A capital paulista é atração em qualquer período do ano. E, no inverno também oferece alternativas especiais para seus habitantes e visitantes. São espetáculos teatrais e musicais, festivais gastronômicos e que fazem a alegria dos que amam a boa mesa. Os parques e clubes também ganham atrações, especialmente no mês de julho, que é tempo de férias escolares.

Comentários (0)