Com beleza exuberante, dunas do Jalapão receberam mais de 32 mil visitantes em 2018

Para agendar uma visita às dunas, o interessado deve entrar em contato pelo número (63) 3534-1072 ou por e-mail

Acesso às dunas só é liberado agora no período da tarde
Descrição: Acesso às dunas só é liberado agora no período da tarde Crédito: Washigton Luiz

As belíssimas dunas do Jalapão registraram recorde de visitação em 2018. Um balanço realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) aponta que 32.246 pessoas visitaram um dos principais pontos turísticos da região, sendo 12 mil pessoas a mais que em 2017.

 

As dunas ficam localizadas no Parque Estadual do Jalapão, a 35 km do município de Mateiros. Segundo o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, o crescimento do fluxo de visitantes parece ter ocorrido em razão de gravações como a novela da TV Globo, programas de televisão e reality shows, que ajudaram a divulgar as belezas naturais únicas da região para todo o Brasil e também internacionalmente.

 

Com o aumento do fluxo de visitantes, o Naturatins, que é responsável pela unidade de conservação também reforçou as medidas de proteção ambiental na região.  Em 2018, algumas medidas de controle para visitação foram implantadas, como a restrição do horário de entrada. O acesso às dunas só é liberado agora no período da tarde, das 14h às 18h30, e o horário máximo para que os grupos entrem na área das dunas é até as 17h30.

 

Na parte da manhã só é possível visitar a atração com autorização especial, exclusiva para quem vai produzir imagens de uso comercial do local, fazer pesquisas ou turmas escolares que estejam em alguma aula de campo. Conforme o Naturantins, o grande fluxo de visitantes que, já era recorde em 2017, poderia vir a prejudicar o meio ambiente local, caso a quantidade de turistas não fosse controlada. 

 

Os visitantes também são orientados a não levar bebidas, não fazer uso de álcool e nem de cigarros. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira, também destaca que os visitantes ainda são conscientizados sobre a importância da preservação dos atrativos turísticos da região. “É fundamental que os visitantes entendam que o Parque é uma unidade de conservação integral”, enfatiza.

 

Gilberto explica que o Parque Estadual do Jalapão é um patrimônio ambiental muito valioso, portanto, requer atenção especial. Por esse motivo, os visitantes devem ficar atentos às normas de visitação. “Caso o passeio ocorra por conta do visitante, o mesmo deve consultar o Naturatins para obter as informações sobre os requisitos para a visita. Caso optem por agências de turismo, é sempre importante saber se a operadora está cadastrada no órgão ambiental”, esclarece.

 

Para agendar uma visita às dunas, o interessado deve entrar em contato pelo número (63) 3534-1072 ou por e-mail no endereço pejalapao@naturatins.to.gov.br.

Comentários (0)