Polícia Civil cumpre mandados na Adetuc em nova fase da Operação Ong's de Papel

Os fatos investigados podem materializar, em tese, crimes contra a Lei de Licitações, Organização Criminosa, Lavagem de dinheiro e peculato.

Crédito: Divulgação/ Polícia Civil

A Policia Civil do Tocantins realizou na tarde desta quarta-feira, 03, busca e apreensões de documentos na Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e, novamente na Secretaria de Indústria e Comércio do Estado (Sics), na nova fase da Operação Ong's de Papel. A Policia Civil havia feito buscas na Sics no início da semana.

 

A suspeita da Polícia Civil é que institutos do terceiro setor e empresas supostamente existentes apenas "no papel" estariam envolvidos em esquemas de desvios de verbas públicas oriundas de emendas parlamentares. 

 

Os fatos investigados podem materializar, em tese, crimes contra a Lei de Licitações, Organização Criminosa, Lavagem de dinheiro e peculato. Já que as emendas são propostas dos membros do Poder Legislativo durante a elaboração do orçamento anual do Estado - e que, no caso, deveriam ser destinadas à promoção do esporte, lazer e cultura.

 

O Governo do Estado foi procurado pelo T1 para comentar o caso e aguarda resposta. 

 

Entenda

 

A investigação começou no início da semana, quando 13 mandados de busca e cinco prisões temporárias foram cumpridos contra o Instituto Prosperar (IPROS), suspeito de receber R$ 15 milhões de emendas parlamentares, entre os anos de 2015 e 2018, e lavar o dinheiro por meio de empresas de fachada.

 

O T1 buscou contato com o Instituto citado na matéria mas até a sua publicação não tinha tido êxito. O espaço segue aberto. 

Comentários (0)