Esgoto em Taquaruçu deve passar pelo aval da comunidade

Comunidade começa a se mexer contra instalação de estação de esgoto sanitário na entrada de Taquaruçu, que estaria nos planos da BRK. Algo inimaginável na entrada de um destino turístico como este.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Regiane Rocha/Secom Palmas

Cidade pequena é tudo igual. Notícia espalha igual à rastilho de pólvora.  

 

Foi assim semana passada quando circulou em Taquaruçu, distante 40 quilômetros do centro de Palmas, a informação de que a BRK se movimenta para adquirir área na entrada do distrito para instalar a tão esperada estação de esgoto no distrito, que é hoje um destino turístico consolidado, graças a um trabalho que atravessa gerações. 

 

Coisa que começou lá atrás com a então prefeita Nilmar Ruiz (Rede) e a catalogação de mais de 80 cachoeiras pelo então diretor do AMA [Amigos do Meio Ambiente] , Marcelo Lelis (PV), e que se arrastou sem muito planejamento pelos anos seguintes.

 

Até que há coisa de quatro anos, sob a batuta do então superintendente do Sebrae Omar Henneman, a entidade iniciou em parceria com a prefeitura de Palmas, um trabalho profissional de instrumentalização da comunidade para operar -  empresas, artesãos, moradores – o trade turístico.

 

Verdadeiro portal de entrada do Jalapão, Taquaruçu tem muito a oferecer. E já está nessa vibe. Basta ver a multiplicação de ofertas de programas, hospedagem, e articulação de eventos na comunidade, além dos oficiais.

 

Pois é nesse contexto que uma suposta escolha de área nas proximidades do portal de entrada cai como uma bomba sobre a comunidade.

 

O que circula também nas conversas prévias da empresa com a comunidade, é que haverá um modelo ecológico para tratamento deste esgoto.

 

Nem assim, a idéia de instalar a estação na entrada do distrito tem a menor possibilidade de ser aceita.

 

Convivendo há décadas com fossas para receber a produção do esgoto de cada residência, o  distrito de Taquaruçu precisa e merece ter uma estação de tratamento adequada.

 

O fundamental no entanto, é que esse assunto seja tratado de forma exaustiva com empresários, moradores, enfim: com a comunidade.

 

Se fizer diferente, a empresa estará comprando uma briga gigantesca. E o prazo para entrega da obra está bem aí: 2021.

 

Com tudo que uma estação de esgoto demanda, desde projeto, licenciamento, construção e implantação, a discussão parece estar atrasada.

 

Leia mais sobre este assunto: Busca da BRK por área para esgoto na entrada do Portal movimenta Taquaruçu

Comentários (0)