Participantes do Enem retornam às provas, agora de matemática e ciências da natureza

De acordo com o Inep, dos mais de 46 mil estudantes que se inscreveram para fazer o Enem no Tocantins, 10.845 não compareceram ao primeiro dia de prova no último 3 de outubro

Crédito: Imagem de Arquivo-Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) reforça aos participantes em todo o Brasil o horário de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participaram do primeiro dia de prova, domingo passado, 3, cerca de 3,9 milhões de estudantes, que neste domingo, 10, retornam aos locais de provas para responder sobre que de matemática e ciências da natureza.

 

Os portões serão abertos 12 horas e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e vão até as 18h30. Os participantes terão meia a hora a menos que no domingo passado, 3, quando fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

 

Dadas as diferenças de fuso-horário no Brasil, candidatos que farão a prova em sete estados vão responder as questões até duas horas antes do horário da capital do país.

 

No Tocantins, a abertura dos portões será às 12 horas, o fechamento dos portões às 13 horas, o início das provas às 13h30 e término das provas às 18h30.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudo Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 46 mil estudantes que se inscreveram para fazer o Enem no Tocantins, 10.845 não compareceram ao primeiro dia de prova. O índice de abstenção corresponde a 23,5%.

 

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. A lista completa dos documentos aceitos está disponível na página do Enem.

 

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudo Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que pode ser buscado na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

 

As questões da prova só podem ser respondidas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

 

No último domingo, relógios de alguns aparelhos eletrônicos adiantaram automaticamente uma hora. O problema havia sido previsto pelo Google.

 


Confira o horário local das provas do Enem em cada estado



Acre e 13 municípios do Amazonas - Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga: abertura dos portões, 10h, fechamento dos portões, 11h, início das provas, 11h30, término das provas, 16h30.

Amazonas (com exceção dos 13 municípios descritos acima), Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul: abertura dos portões, 11h, fechamento dos portões, 12h, início das provas, 12h30, término das provas, 17h30.

Distrito de Fernando de Noronha (Pernambuco) - abertura dos portões,13h, fechamento dos portões, 14h, início das provas, 14h30, término das provas, 19h30.

 

 

Gabaritos

 

Os gabaritos do Enem serão divulgado na quarta-feira, dia 13, de acordo com o Inep. Desde as 18h30 do domingo, 3, os estudantes já podiam sair dos locais de prova com os Cadernos de Questões do Enem, o que ajuda na hora de conferir os gabaritos.

 

No dia 13, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

 

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

 

Mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota final do Enem. Isso por que o sistema de correção da prova, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), não atribui um valor fixo para cada questão.

 

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados também na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, em data a ser anunciada, a partir de consulta com CPF e senha. A previsão é de que ocorra em janeiro.

 

De acordo com o Inep, o resultado dos participantes eliminados não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada 60 dias após a divulgação dos resultados.

 

Comentários (0)