Candidatura de mulher não é para cumprir tabela, diz deputada federal Dorinha

Segundo a parlamentar, é preciso retirar "estigma de candidatura de fachada" sobre as mulheres. Declaração foi em seminário voltado a elas

Crédito: Divulgação

Um verdadeiro sucesso. O Seminário Mulher Democratas foi uma síntese do que há de mais singular no universo de representação feminina política do Tocantins. Liderado pela professora Dorinha, prestigiado por Kátia Abreu (PDT), pela prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) e outras mulheres de destaque no estado, o evento reuniu cerca de 300 pessoas. As palestras trataram da preparação da mulher em busca de igualdade nos espaços de poder, sobretudo as plataformas políticas.

 

“Hoje é um dia de formação, o Democratas Mulher Nacional está realizando um trabalho de qualificação e capacitação. Sobre a campanha: “está faltando elas, nós queremos elas nos espaços de poder, de políticas e de decisão”, disse a presidente do Democratas Mulher Nacional, Professora Dorinha.

 

Para Dorinha, o partido busca reconstruir a sua história em todo país. “Queremos dar voz às mulheres indígenas, as mulheres negras, as mais pobres. Temos a obrigação, pois somos um partido à frente da Presidência da Câmara e do Senado Federal, além de conduzir as principais reformas”, destacou.

 

"Candidatura de mulher não é para cumprir tabela. Precisamos retirar das candidaturas femininas o estigma de candidatura de fachada, para fingir o cumprimento da Lei. Nós queremos a mulher participando ativamente das decisões que dizem respeito a ela e a toda sociedade", finalizou.

 

Em sua fala, Kátia Abreu questionou se mulheres votavam em outras mulheres. Segundo a senadora, a sua campanha será direcionada a incentivar pelo menos uma vez esse voto. “Se dependesse de nós, não precisaríamos de 30% de cota de candidatura. Se de fato votássemos umas nas outras, seriamos metade do congresso nacional, dos senadores, dos deputados federais e estaduais e de vereadores”.

 

Para a Cinthia Ribeiro, não é um momento para alimentar disputa entre homens e mulheres, mas entender que para viver em uma sociedade harmônica é preciso estabelecer limites. “Somos diferentes e nessas diferenças nos complementamos. À medida que temos mais mulheres compondo espaços de poder, com certeza estamos caminhando para uma sociedade mais humana e justa”.

 

O seminário também fez referência a alguns nomes que não estavam presentes no evento como o do presidente nacional do Democratas, ACM Neto, do senador Siqueira Campos, do governador Mauro Carlesse e do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, ambos do DEM.

 

Palestras

 

A programação do Seminário Mulher Democratas foi composta por palestras e oficinas com o intuito de sensibilizar mulheres filiadas e não-filiadas sobre a importância da sua atuação política, contribuindo com a profissionalização de suas campanhas e ampliando as chances de sucesso eleitoral.

 

Iniciativas como essa do Mulher Democratas Nacional, com todo o esforço do Mulher Democratas do Tocantins, é importante para que as mulheres sejam acolhidas dentro do partido como forma de estratégia de fortalecer suas atuações políticas e potencializar as lideranças dessas mulheres”, explicou Danielle Gruneich.

Comentários (0)