No GloboNews, Dorinha debate mais recursos para a educação por meio do novo Fundeb

Relatora da PEC 15/15, deputada quer melhor remuneração de professores e destinação de mais recursos do governo federal para a Educação Básica.

Deputada Federal Professora Dorinha
Descrição: Deputada Federal Professora Dorinha Crédito: Divulgação

A deputada professora Dorinha (DEM) destaca como participante do programa “Entre Aspas” da Globo News, hoje (7), às 23h, para tratar da urgência na aprovação da proposta que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e transforma os mecanismos de distribuição de recursos para  o subsídio das escolas brasileiras.  A transmissão do programa será ao vivo.

 


Durante o debate que será conduzido pela jornalista Christiane Pelajo, a deputada deve tratar das principais máximas de sua relatoria sobre a PEC 15/15, defendendo a distribuição mínima de recursos na ordem de 40% por parte do governo federal – atualmente esse percentual é inferior a 10%-, a valorização do educador e um sistema de Educação apto a enfrentar o analfabetismo e a evasão escolar.

 

Em todo o Brasil, a imprensa está de olho nas melhorias propostas pelo novo Fundeb, que deve ser votado no início desse ano legislativo, e o impasse entre o avanço da propositura na Câmara dos Deputados e as declarações do ministro Abraham Weintraub sobre a possibilidade de um projeto paralelo, o que atrasaria a reconfiguração da Educação brasileira através de um mecanismo de financiamento permanente e eficaz.

 

“Não dá para brincar com a educação. Essa PEC está tramitando há muito tempo. Não temos o direito de sacrificar 48 milhões de alunos. Imagine o que aconteceria se começasse tudo de novo. Após a aprovação da PEC ainda precisamos de uma lei de regulamentação. E trabalhamos num texto que o Senado também está acompanhando”, declarou a deputada, em entrevista recente, ao jornal O Globo.

Comentários (0)