Palmas, Tocantins -

Política


Política na Capital
686 visualizações

Jairo Mariano assume vaga de Kátia Abreu na presidência do diretório Estadual do PDT

O partido estava sob o comando da senadora Kátia Abreu, que deve anunciar sua nova sigla em breve.
- Atualizada em
Da Redação

Na última quinta-feira, 13, foi publicada, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a certidão da composição do diretório Estadual do PDT Tocantins, no qual consta a confirmação do nome do prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, à presidência do partido, bem como os nomes de Gleidy Braga, advogada e ex-secretária de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e Itelvino Pisoni na condição de vice-presidentes. Conforme o próprio prefeito de Pedro Afonso, ele alcançou a presidência do diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Tocantins, a convite do presidente nacional do partido, Carlos Lupi.

 

O partido estava sob o comando da senadora Kátia Abreu, que deve anunciar sua nova sigla em breve.

 

Jairo Mariano foi eleito pelo PDT nas eleições municipais de 2016, mas havia pedido a desfiliação pouco antes de Kátia ingressar na legenda no início de 2018.

 

Ele voltou para o PDT no início deste mês, após a senadora comentar que estaria dialogando com outros partidos. 

 

Mariano está em seu segunda mandato na Prefeitura Pedro Afonso e é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

“É um movimento natural de quem assume o comando de entidades representativas, tanto aqui no Tocantins quanto nos demais Estados, pelo fato dessas instituições acolherem políticos de todos os partidos em seu quadro de associados. Buscamos um perfil imparcial quando assumimos a ATM para que todas as bandeiras e lutas fossem ouvidas e representadas”, pontua Mariano.

 

Mariano pontua os próximos passos. “Estamos reestruturando o partido no Tocantins, bem como instalando sua sede física. Daremos início ao planejamento deste ano, com a meta de elegermos uma quantidade maior de prefeitos e vereadores quando comparada ao pleito de 2016, além de apoiar a participação feminina no processo político brasileiro”, projeta.

 

O mandato de Jairo Mariano na presidência do PDT Tocantins se estende até agosto de 2020, com possibilidade de ampliação.