Além do transporte, Carnaval do Amor e em Taquaruçu terão reforço na segurança

Os trabalhos serão realizados pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), com o apoio dos agentes de Trânsito e a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-TO.

Crédito: Divulgação

O tradicional Carnaval de Taquaruçu e o Carnaval do Amor, que acontece na Praia da Graciosa, em Palmas, também vão contar com esquema de segurança reforçado para garantir a tranquilidade durante a programação especial que promete agitar os foliões na maratona de shows que iniciam nesta sexta-feira, 21, e segue até o dia 25.

 

Tanto o Carnaval do Amor, que este ano é a grande novidade na programação da Prefeitura Municipal e tem como missão resgatar os blocos e festas carnavalescas na região Sul da Capital, assim como o já tradicional Carnaval de Taquaruçu vão contar com a ação conjunta das forças de segurança.

 

Os trabalhos serão realizados pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), com o apoio dos agentes de Trânsito e a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-TO. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e ambulância (Samu) também estará presente para atendimento em caso de demanda.

 

Segundo o comando da GMP, as equipes táticas da guarnição irão atuar com rondas ostensivas e preventivas nas imediações do circuito na Graciosa e em Taquaruçu para colocar em prática ações orquestradas do plano de segurança.

 

De acordo com o tenente coronel, De Souza, da Polícia Militar, a corporação ordenou um efetivo de mais de 100 homens, que darão apoio nas festividades. "Nós nos preparamos de forma planejada para atender os diversos pontos de carnavais aqui na Capital. Vamos trabalhar com um efetivo que goza de todas condições necessárias para atuar de maneira ordinária e em consonância, no sentido de manter a tranquilidade", ressaltou.

 

De Souza lembrou ainda que é de responsabilidade do folião buscar uma conduta cidadã para não se envolver em atritos ou confusão e se optar por fazer uso de bebidas alcoólicas, que faça de forma consciente e segura, e dessa forma evitar possíveis transtornos e penalidades.

 

 

Trânsito e Transporte

 

A fiscalização no trânsito ficará por conta dos agentes de Trânsito municipal, que especialmente, na Praia da Graciosa, irão interditar algumas vias por questão de segurança e logística que o evento necessita. Além disso, foram programadas blitze educativas para serem realizada no início da noite e repressivas no final das apresentações voltadas a combater a alcoolemia no trânsito.

 

Já em Taquaruçu, as equipes se posicionarão em pontos estratégicos do distrito para controlar o fluxo, fiscalizar e orientar os condutores que irão subir a serra e aproveitar a festa dos blocos pioneiros no espaço Canto das Artes e na Praça Joaquim Maracaípe.

 

 

Transporte público

 

Para facilitar o acesso dos foliões até o Carnaval do Amor, na Praia da Graciosa, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) disponibilizou a linha 090 – UFT de 15 em 15 minutos, a partir das 18 horas, saindo da Estação Apinajé.

 

O reforço nas linhas do transporte coletivo contemplou também a programação do Carnaval de Taquaruçu. A linha 450-Taquaruçu terá o ponto de partida da Estação Javaé, em Taquaralto, com saídas de 15 em 15 minutos, a partir das 17 horas.

 

 

26 ônibus reservas

 

A secretaria informou que foram disponibilizadas cerca de 26 ônibus reservas, para garantir o retorno do público, e a frota deve entrar em operação mediante a demanda dos usuários. A pasta reforça ainda as outras opções de transporte como táxi, mototáxi e carros solicitados por aplicativos, que estarão sinalizados próximos aos locais dos shows.

 

Comentários (0)