Pelo falecimento de servidora da Saúde, Cinthia declara luto oficial de três dias

Francisca Romana era assistente social da Semus desde 2005, participou da construção da vigilância em saúde do Município e teve uma atuação expressiva no combate à violência.

Crédito: Reprodução

A prefeita Cinthia Ribeiro declara luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora municipal Francisca Romana Sousa Chaves, ocorrido nesta terça-feira, 14, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). O ato está publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 15.

 

Romana era assistente social da Secretaria da Saúde (Semus) desde 2005, participou da construção da vigilância em saúde do Município e teve uma atuação expressiva no combate à violência. A servidora, que era hipertensa, foi o segundo caso confirmado da doença na Capital e o primeiro óbito registrado pela Covid-19 no Tocantins.

 

Diante da atual realidade, o município reforça a necessidade de adesão voluntária às recomendações de isolamento social e autoproteção, com práticas de higiene pessoal, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e pela Semus.

 

Notas de Pesar

 

Tribunal de Justiça:  Em nome de todos os seus magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lamenta profundamente o falecimento da assistente social Francisca Romana Chaves, ocorrido nesta terça-feira (15/4), em Palmas, por complicações causadas pelo novo Coronavírus.  Natural de João Lisboa, no Maranhão, Romana, como era conhecida, chegou a Palmas em 2002 e, desde 8 de agosto de 2016, prestava serviços ao Judiciário tocantinense como credenciada da Equipe Multidisciplinar (GGEM), no Fórum da Comarca da Capital.  Mãe de uma nutricionista e atualmente trabalhando na Secretaria Municipal de Palmas, Romana era uma profissional extremamente comprometida e competente. E sempre muito diligente em todos os trabalhos que realizou no âmbito do Judiciário. Neste momento de profunda consternação e dor, o Poder Judiciário se solidariza com familiares e amigos, rogando a Deus para que conforte o coração de todos, e se une em oração pela recuperação das vítimas da Covid-19 no Tocantins.

 

Controladoria-Geral do Estado:  Lamentamos profundamente o falecimento da assistente social Francisca Romana Sousa Chaves, irmã da servidora desta Controladoria-Geral do Estado, Regiane Sousa Chaves, Gerente de Acompanhamento do PPA e Avaliação de Desempenho da Gestão Governamental. Prestamos a nossa solidariedade à toda a família, a qual acompanhávamos em oração desde a confirmação do diagnóstico de Covid-19 da Romana, que infelizmente não resistiu à infecção causada pelo novo Coronavírus. Neste momento de despedida, rogamos a Deus para que conforte e ampare a família e todos aqueles que a amavam e admiravam. 

 

Cress Tocantins: Com profundo pesar, o Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (Cress-TO) lamenta a morte da Assistente Social Francisca Romana Chaves. Prestamos nossa solidariedade com toda a família e nos colocamos à disposição neste momento de imensa dor.  Francisca Romana tinha 47 anos e era assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e deixa uma filha adulta.  Nós do Conselho da 25ª Região reforçamos a continuidade das medidas de proteção ao Coronavírus em todo o Estado, com a permanência do distanciamento social, evitando-se aglomerações. Nenhuma luta será em vão.

 

Governo do Estado: O Governo do Estado do Tocantins se solidariza com a família e amigos de Francisca e deseja força, coragem e muita união para todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

 

Defensoria Pública do Estado do Tocantins:  Em nome de todos os seus membros, servidores (as), estagiários (as) e voluntários (as), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins externa seu pesar e solidariedade à família e aos amigos da assistente social e servidora da Prefeitura de Palmas Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, que faleceu na noite de ontem, 13, vítima de Covid-19. O Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria destaca que a morte de Romana também representa uma grande perda para a rede de proteção à mulher; ela era membro e muito atuante no Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Nupav) -  fórum formado por representantes de várias instituições e entidades, instituído pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas em 2008.  Conforme o Nudem, Romana era uma mulher aguerrida que fará muita falta a todos e todas deu seu convívio pessoal e também na luta em defesa dos direitos das mulheres.  É certo que o falecimento desperta em todos os tocantinenses ainda mais tristeza pelo o que já temos acompanhado da situação em outros lugares do Brasil e do mundo diante da pandemia.  Aos familiares de Romana, toda a nossa consternação nesse momento de perda e vulnerabilidade.

 

Vereador Milton Neris: Com muito pesar recebemos a notícia do falecimento de Francisca Romana Sousa chaves, a primeira vítima fatal da Covid-19 em Palmas. Servidora efetiva da Prefeitura há 15 anos, Romana foi uma mulher forte, que ajudou inúmeras mulheres, e teve uma história de luta no combate a violência contra a mulher, tendo exercido o cargo de presidente do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (Nupav). Diante da situação desejo que os familiares e amigos encontrem o conforto necessário para superarem sua grande perda.

 

Vereadora Laudecy Coimbra: É com imensa tristeza que venho, por meio desta, externar minhas condolências a amiga e companheira Francisca Romana Sousa Chaves, falecida ontem, 14, vítima de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). Romana fazia parte do quadro da Saúde de Palmas, uma profissional dedicada, competente. Trabalhamos juntas no Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (NUPAV), na luta contra a violência doméstica. Neste momento de sofrimento, rogo a Deus que conforte sua família e amigos, e dê forças para todos seguir em frente. Descanse em paz minha amiga!

 

Deputado federal Vicentinho Júnior: É com imensa tristeza que manifesto profundo pesar pelo falecimento de Francisca Romana Sousa Chaves. Neste momento de dor, em que nós tocantinenses estamos enlutados, que a morte de Romana nos ajude a aumentar a consciência e o cuidado para superar a grave situação que enfrentamos. Unimo-nos em oração pelo descanso de sua alma, assim como pela recuperação das vítimas da Covid-19 no Tocantins. Estendemos nossa mais sincera solidariedade a todos os familiares e amigos de Romana. Pedimos que Deus conforte todos os corações e dê forças para transformar esta dor em esperança.


 

Comentários (0)