Mario Xará prova que o Tocantins continua produzindo música de qualidade

Mario Xará lançou o seu álbum ‘2019”, com músicas super antenadas com a modernidade, mas com um pé nos clássicos da música local e dos cânones do Brasil, como Chico Buarque e Luiz Gonzaga.

Crédito: Divulgação

Não é segredo para ninguém que o Tocantins tem em sua história uma leva de músicos e compositores de qualidade nacional, afinal, juridicamente nosso estado existe há um pouco mais de 30 anos, mas carrega uma história secular de produção cultural belíssima. Nomes como Braguinha Barroso, Genésio, Dorivã, Chiquinho Chocolate, Juraildes da Cruz e tantos outros tem elevado a nossa produção cultural para outro patamar.


 

De uns tempos para cá uma nova leva de artistas chegaram para democratizar nossa música e nossa cultura, e Mario Xará tem se destacado entre eles. Com uma voz tranquila e suave na medida certa, ele produz um ritmo brasileiríssimo que traz diversos elementos da cena local.


 

Mario Xará lançou o seu álbum ‘2019”, com músicas super antenadas com a modernidade, mas com um pé nos clássicos da música local e dos cânones do Brasil, como Chico Buarque e Luiz Gonzaga.

 

O Álbum 2019, produzido por Xará e o talentoso Guido Jargões, tem músicas marcantes por seu ritmo e por sua qualidade, dentre elas estão “Pretinho dos Olhos” e “Amor de Una Sola Noche”, esta última quase uma homenagem ao poeta chileno, ganhador do Nobel, Pablo Neruda, tanto que é iniciada com o histórico poema “Teu Riso”, que é triunfalmente recitado pela talentosa atriz Millena Cruz.

 

Mario Xará trocou três dedos de prosa com o T1, para falar sobre sua carreira e um pouco de seu novo álbum.

 

T1: Qual é o nome do álbum?

 

Mario Xará: Teoricamente não tem nome, quando eu fui distribuir nas plataformas digitais eu coloquei o ano, ai acabou ficando 2019, não é nada cabalístico foi apenas para datar e lembrar deste período, nós gastamos um ano para fazer o disco, fiz em parceria com meu amigo Guido Jargões. O Guido mesmo mixou e remasterizados em São Paulo.

 

T1: Qual é sua música favorita do álbum?

 

Mario Xará: Eu gosto de todas as músicas do disco, mas algumas se sobressaíram e as pessoas gostaram mais, Pretinho dos Olhos e a música que as pessoas gostaram mais e tem sido a música de trabalho.

 

T1: Quais são suas referências musicais?

 

Mario Xará: Primeiramente os grandes artistas daqui, Braguinha Barroso (é o que mais admiro), Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins essa turma da velha guarda, acho que eles têm um legado importante. Nacionalmente Tom Jobim, João Bosco, Chico Buarque (que adoro), Dorival Caymmi e grande Luiz Gonzaga quem eu escuto como mais frequência e tenho grande admiração.

 

T1: Onde Podemos ouvir seu álbum completo?

 

Mario Xará: O disco está disponível em todas as plataformas digitais, Spotfy, Youtube, Apple Music, na internet está disponível em todas as plataformas. O disco físico ainda não foi feito,, mas pretendo sim produzir o disco físico. Fiz uma campanha de financiamento coletivo para a produção do disco e arrecadamos 10 mil reais, que usamos para toda a produção do álbum.


 

Clipe: Amor de Una Sola Noche

 

https://www.youtube.com/watch?v=2SglfjFkNm4

Comentários (0)