Fila de cirurgias oncológicas em urologia e ginecologia no HGP está zerada, diz Ses

Governo do Estado informou que mesmo com a pandemia pela Covid-19, a unidade tem priorizado procedimentos considerados graves que não podem esperar

Crédito: André Araújo

A Secretaria de Saúde do Estado (Ses) informou que, mesmo neste momento de pandemia do novo coronavírus, o Hospital Geral de Palmas (HGP) tem continuado sua assistência aos pacientes e conseguiu zerar fila de cirurgias oncológicas em urologia e ginecologia. De acordo com dados do setor de eletivas da unidade, de janeiro a maio deste ano, foram realizados um total de 72 procedimentos nas duas especialidades.

 

“Deste o início da pandemia, priorizamos procedimentos considerados graves que não podem esperar, a unidade vem realizando os procedimentos, seguindo todos os cuidados recomendados para garantir a segurança do paciente, principalmente no que diz respeito à propagação da Covid-19”, destacou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.

 

Dentre os procedimentos, foram 25 urológicos (câncer de próstata, bexiga e rins) e 47 ginecológicos (endométrio, útero e ovário). Após adoção das medidas de prevenção à Covid-19, a Oncologia seguiu com atendimentos e procedimentos regulares durante o período recomendado de distanciamento social, devido às peculiaridades da doença em si.

 

Um dos pacientes atendidos na unidade foi a dona de casa, de 40 anos, moradora de Gurupi, Glauce Ribeiro. “Foi uma assistência maravilhosa, só tenho que agradecer aos profissionais e ao HGP. Estou em muito bem, era um procedimento que não dava para esperar e, Graças a Deus, não demorou a ser realizado e já estou finalizando minha recuperação ”, declarou.

 

O paciente Valter Pacheco, de 70 realizou há uma semana o procedimento urológico no HGP. “A equipe de profissionais cuidou muito bem de mim, e já estou me recuperando em casa”, afirmou.

Comentários (0)