Livro "O perigo de uma história única" será discutido no Clube de Leitura do Sesc

O evento, gratuito, na sua 9ª edição – devido a pandemia – será realizado às 19h no dia 30 de julho pela plataforma Google Meet.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/Sesc Tocantins

A obra “O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie (1977-), será discutida em mais uma edição on-line do Clube de leitura do Sesc em Palmas. O evento, gratuito, na sua 9ª edição – devido a pandemia – será realizado às 19h no dia 30 de julho pela plataforma Google Meet. A ação é uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, e busca promover o livro e incentivar a leitura. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

 

O perigo de uma história única – resumo

 

O livro é resultado de uma versão da primeira fala feita por Chimamanda Ngozi Adichie no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações. Nele, a autora questiona o que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? E destaca que o nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo a diversificação das fontes do conhecimento e cautela ao ouvir somente uma versão da história, que a escritora constrói a palestra que foi adaptada para livro.

 

Sobre a autora

 

Chimamanda Ngozi Adichie é natural de Enugu, Nigéria, onde nasceu em 1977. É autora dos romances Meio sol amarelo (2008) – vencedor do Orange Prize, adaptado ao cinema em 2013 –, Hibisco roxo (2011) e Americanah (2014), além da coleção de contos No seu pescoço (2009). Sua obra foi traduzida para mais de trinta países. Atualmente vive entre a Nigéria e os Estados Unidos.

 

Clube de Leitura do Sesc

 

Ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

 

Biblioteca C.A. Palmas

 

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD's, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50. Por enquanto, está atendendo no sistema Drive-Thru.

 

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

Comentários (0)