Palmas, Tocantins -

Estado


Centro Oncológico de Palmas
494 visualizações

Governador vistoria instalações de hospital que vai atender pacientes com Covid-19

O pavilhão contratado conta com dez Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 60 leitos clínicos com capacidade de conversão para leitos com assistência respiratória.
- Atualizada em
Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Depois de selar cooperação técnica com o Centro Oncológico de Palmas para a oferta de leitos em caráter temporário, destinados ao atendimento de vítimas da Covid-19, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, vistoriou na tarde desta quarta-feira, 8, as instalações da unidade.

 

A iniciativa atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de não instalação de grande número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no mesmo espaço.

 

O pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta com dez Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 60 leitos clínicos com capacidade de conversão para leitos com assistência respiratória. A contratação inclui ainda equipamentos, aparelhos de ar-condicionado, mobiliário hospitalar e administrativo, enxoval hospitalar, material cirúrgico, dentre outros.

 

O Governador sustentou que a política de saúde do Estado é voltada para atender as pessoas que mais precisam nesse momento de pandemia e a contratação de um hospital devidamente equipado foi a solução mais viável encontrada pela equipe de saúde. “As instalações são novas e de excelente qualidade, tomara que não haja necessidade, mas temos que estar preparados, o Estado não pode ficar esperando e estamos procurando novos leitos para termos essa reserva de segurança para atender a nossa população”, pontuou o governador Mauro Carlesse, lembrando que a recomendação é para proporcionar o melhor atendimento possível ao cidadão tocantinense.

 

Edgar Tollini destacou que essa contratação foi uma determinação do governador Mauro Carlesse, a partir do entendimento de ofertar a melhor estrutura de tratamento de saúde aos tocantinenses. “Essa iniciativa foi muito importante, porque vai proporcionar maior tranquilidade à comunidade caso venha precisar. A recomendação do Governador desde o início da pandemia é que não poupássemos esforços para entregar à população o máximo que o Estado é capaz”, ressaltou.

 

Também acompanharam o Governador, o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes; o secretário Executivo da Governadoria e chefe de Gabinete do Governador, Divino Alan; o secretário Executivo de Parcerias Público Privadas, Claudinei Quaresemin; além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras.