No último ano, BRK retirou 710 toneladas de lixo das redes de esgoto em Palmas

Concessionária realiza ações de limpeza preventiva nas redes diariamente e alerta para o uso correto do sistema de esgoto sanitário.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do estado do Tocantins, alerta para a importância da utilização correta do sistema de esgoto, para evitar casos de vazamentos durante a temporada de chuvas. 

 

Em Palmas, existe uma rotina de limpeza preventiva do sistema de esgotamento sanitário, em que diariamente são realizadas lavagens e desobstruções das redes e estações elevatórias. No ano passado, a concessionária realizou limpezas preventivas em diversos pontos da capital. 

 

Em 2020 as limpezas resultaram na retirada de mais de 710 toneladas de lixo das redes coletoras de esgoto. O número aumentou comparado a 2019, em que aproximadamente 526 toneladas de lixo foram retiradas e direcionadas para o aterro sanitário municipal. 

 

Fraldas, sacolas plásticas, fio dental, papel higiênico, tampas de garrafa pet, cabelo e absorventes, são exemplos de lixo que são descartados de forma incorreta no sistema de esgoto, e que contribuem para o entupimento e vazamento das redes coletoras. 

 

No período chuvoso, esse problema se acentua e o risco de vazamentos é maior por conta das ligações irregulares, que direcionam, de forma incorreta, a água de chuva para as rede de esgoto. Essa conexão é responsável pelo retorno de esgoto para dentro de casa e até o rompimento das redes. A água de calhas e ralos externos deve ser direcionada para o sistema de drenagem urbana, por meio das galerias pluviais. 

 

O engenheiro da concessionária, Paulo Nunes, explica que a conscientização da população é fundamental para driblar o aumento desse número. “O lixo descartado em ralos e pias gera transtornos e problemas para o sistema de coleta de esgoto. O entupimento dessas redes coloca em risco o meio ambiente e o bem estar da população”, explica Paulo. 

 

A BRK Ambiental alerta para que os clientes entrem em contato caso notem vazamentos no sistema de esgoto. O contato pode ser feito gratuitamente pelo telefone 0800 6440 195. As equipes da concessionária trabalham 24 horas por dia na manutenção das redes.

Comentários (0)