Sicoob UniCentro Brasileira distribui R$105,279 milhões para seus cooperados

O valor é o maior registrado nas quase três décadas da Sicoob UniCentro Brasileira e contribuirá para a movimentação de diversos segmentos do mercado brasileiro

Crédito: Divulgação

Mesmo diante de um cenário de desafios causados pela crise sanitária e pandêmica, a Sicoob UniCentro Brasileira, que conta com mais de 40 mil cooperados, distribuirá R$ 105,279 milhões em resultados positivos no mês de abril deste ano de 2021. Este valor é um recorde nas quase três décadas de trajetória da instituição que foi fundada em 1992. Esse é um dos benefícios que os associados à cooperativa possuem: a distribuição dos resultados entre os cooperados, ao contrário de outras instituições financeiras que distribuiriam o lucro entre os acionistas. No Tocantins, os 4.348 cooperados das agências de Araguaína, Gurupi e Palmas, serão beneficiados na ação.

 

As cooperativas funcionam como uma associação de pessoas que buscam se ajudar para atingir seus objetivos em comum. No cooperativismo de crédito, diferentemente dos bancos, o cooperado é sócio e está no centro das atenções recebendo um tratamento de equidade. Sobretudo, ainda é uma organização preocupada em fortalecer a economia local, a democratização do crédito, descentralizando a renda aplicando os recursos na comunidade local onde está inserida.

 

A distribuição dos lucros é realizada considerando três pilares para divisão, como explica o superintendente da cooperativa na regional Goiás - Tocantins, Luciano Queiroz de Sousa: “Nós distribuímos uma parte pra quem tem depósito a vista, que é o dinheiro parado em conta, que você deixa no dia a dia, o segundo pilar é pra quem tem depósito a prazo, que são as aplicações, e o último pilar é a questão dos juros pagos, são os cooperados que possuem empréstimo , e que recebem uma parte de volta do resultado.” A proporção da distribuição entre esses três pilares é de 40% para cooperados de depósito à vista, 30% para cooperados de depósito a prazo e 30% para cooperados de juros pagos. Os cooperados receberam de acordo com suas movimentações em 2020, ou seja, quanto mais movimentações realizadas mais lucros os cooperado vai receber.

 

“O propósito da Sicoob UniCentro Brasileira é conectar pessoas para promover justiça financeira e levar mais prosperidade aos seus cooperados. O cooperativismo é um agente de transformação da economia que contribui para a organização e desenvolvimento dos mais diversos setores do mercado brasileiro, se tornando um estilo de vida que busca a equidade financeira da sociedade e o bem-estar da população. Em 2020, a instituição apoiou o crescimento em vários setores, como o agronegócio, infraestrutura, saúde, dentre outros, graças à uma gestão sólida e competente.”, afirma Raimundo Nonato Leite Pinto, Diretor Presidente da Sicoob UniCentro Brasileira.

 

A Instituição

 

A Sicoob UniCentro Brasileira é uma cooperativa de crédito de livre admissão. Seu objetivo é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade a todos. Atualmente, a instituição conta com mais de 40 mil cooperados.

 

Os cooperados da Sicoob UniCentro Brasileira têm mais vantagens em produtos e serviços em relação às instituições bancárias, e ainda participam anualmente, na forma de sobras, dos resultados obtidos pela cooperativa. Ao contrário do que ocorre nas outras instituições financeiras, na Sicoob todos ganham.

Comentários (0)