Vítima da Covid-19, morre em Palmas médico José Augusto Campos aos 60 anos

Dr. José Augusto era formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP) e desenvolveu um trabalho gigantesco na construção da saúde de Palmas e do Tocantins, especialmente na gastroenterologia

Dr. José Augusto Menezes Freitas de Campos
Descrição: Dr. José Augusto Menezes Freitas de Campos Crédito: Divulgação/SES

Faleceu neste domingo, 28, em Palmas, vítima de complicações da Covid-19, o médico Dr. José Augusto Menezes Freitas de Campos, aos 60 anos.

 

Em nota de pesar, o Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) destacou que Campos era formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP) e  desenvolveu um trabalho gigantesco na construção da saúde de Palmas e do Tocantins, especialmente na gastroenterologia, área em que lutou para manter a endoscopia em um padrão de excelência no Estado.

 

No Tocantins, conforme o SIMED-TO, José Augusto era médico concursado desde 1994. Também chefiou o serviço de saúde da Polícia Militar, onde chegou à patente de coronel, e presidiu a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva no Tocantins e a Sociedade Tocantinense de Videocirurgia.

 

Além disso, era mestre em Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

 

"Nesse momento de dor, o Sindicato manifesta seus sentimentos de fé, força e superação aos familiares, amigos, colegas e pacientes, diante de tão grande perda para a medicina e a sociedade tocantinense", finalizou o Sindicato em nota. 

 

Notas de Pesar 

 

Nota de Pesar - SIMED-TO

 

O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) expressa profundo pesar pela morte do Dr José Augusto Menezes Freitas de Campos, aos 60 anos, neste domingo, 28, vítima de complicações da Covid-19.

 

Formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP), José Augusto tem desenvolveu um trabalho gigantesco na construção da saúde de Palmas e do Tocantins, especialmente na gastroenterologia, área em que lutou com todas as forças para manter a endoscopia em um padrão de excelência no nosso estado.

 

No Tocantins, era médico concursado desde 1994, também chefiou o serviço de saúde da Polícia Militar, onde chegou à patente de coronel, e presidiu a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva no Tocantins e a Sociedade Tocantinense de Videocirurgia. Era mestre em Cirurgia, pela Faculdade Evangélica do Paraná e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

 

Nesse momento de dor, o Sindicato manifesta seus sentimentos de fé, força e superação aos familiares, amigos, colegas e pacientes, diante de tão grande perda para a medicina e a sociedade tocantinense.

 

Nota de Pesar - Deputada estadual Claudia Lelis e família

 

Recebi com tristeza e pesar a notícia do falecimento do médico gastroenterologista, Dr. José Augusto Freitas de Campos, neste domingo, 28, por complicações causadas pela COVID-19. 

 

Dr. José Augusto é mais uma vítima desta terrível doença que já tirou a vida de 1.942 tocantinenses, e 311 mil brasileiros. Um tragédia que entristece nossos corações e deixa um vazio enorme. 

 

O Tocantins perde hoje um grande profissional da medicina, um médico que lutou bravamente para exercer o nobre ofício de curar pessoas. Meus sentimentos e solidariedade a todos os profissionais da saúde que estão lutando na linha de frente para combater e amenizar o sofrimento de tantos contaminados por essa doença.

 

Neste momento de dor e pesar minha solidariedade a família, amigos e a todos os profissionais de saúde que trabalharam e conviveram com Dr. José Augusto. 
Que Deus em sua infinita bondade conforte a todos. 

 

Nota de Pesar - Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta profundamente a morte do médico José Augusto Menezes Freitas de Campos, ocorrida neste domingo, 28.

 

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, José Augusto atuava como responsável pelo serviço de endoscopia e também no serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Geral de Palmas, algumas das inúmeras atuações feitas no serviço de saúde pública estadual, para o qual era concursado desde 1994.

 

José Augusto deixa um legado na medicina tocantinense, principalmente na área de gastroenterologia, sua principal atuação e uma lacuna entre os colegas de trabalho que sempre o tinham como referência de excelente profissional e ser humano dedicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Aos familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes, a SES expressa seus sinceros sentimentos e comunga deste momento de dor.

 

Nota de Pesar - Polícia Militar do Tocantins

 

A Polícia Militar do Estado do Tocantins, na pessoa do seu Comandante-geral, coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto, vem por meio desta, manifestar profundo pesar pelo falecimento do CORONEL QOS RR JOSÉ AUGUSTO MENEZES FREITAS DE CAMPOS, ocorrido nesta manhã na cidade de Palmas-TO por complicações do COVID-19. 

 

Coronel QOS José Augusto era médico e ingressou na corporação no ano de 1992 e  se tornou um dos pioneiros do quadro de saúde na PMTO. O militar entrou para a reserva remunerada no ano de 2019.

 

Faz-se votos de que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de profunda dor e tristeza.


Palmas-TO, 28 de março de 2021.

Júlio Manoel da Silva Neto - Cel QOPM

Comandante-Geral da PMTO

 

Nota de Pesar - Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

 

Com bastante consternação em nossos corações, lamentamos profundamente a morte do Dr. José Augusto, nas primeiras horas deste domingo, 28. A partida dele deixa todos nós entristecidos, porque além de um profissional de excelência era um ser humano formidável e digno de todas as honrarias. 

 

Dr José Augusto dedicou quase 30 anos do ofício médico ao povo tocantinense, aonde chegou ao Estado em 1994. Com uma folha de serviços prestados na rede pública, na Polícia Militar, em clínica particular e, em atendimentos voluntários, sempre atuou primando por salvar vidas e, era um incansável lutador por uma saúde pública de qualidade. 

 

Com o nosso afetuoso respeito, nos despedimos do Dr José Augusto, pedindo a Deus o acolhimento de sua alma e o conforto espiritual a todos os familiares, amigos e à classe médica. Somos muito gratos pelo amor dele dedicado ao Tocantins e aos pacientes do Estado. 

 

Descanse em paz. 
Nossas condolências

 

Nota de Pesar - Deputado Vilmar e família

 

Toda nossa solidariedade à família do dr. José Augusto Menezes Freitas de Campos, 59 anos, que faleceu na madrugada desta domingo, 28, por complicações da covid-19.

 

Um grande amigo, excelente profissional, que além de toda representatividade e conquistas na área da gastroenterologia e da endoscopia para o nosso estado e para nossa capital Palmas, deixa uma história de atendimento humanizado nestes quase 30 anos de atuação.

 

Todos que tiveram a oportunidade de por ele serem atendidos podem atestar sobre o cuidado, o carinho e a atenção que o doutor José Augusto dispensava para cada paciente. Era sempre mais que um atendimento médico, era diagnóstico aliado à uma mensagem de esperança de que tudo ficaria bem.

 

Nossa solidariedade à a sua esposa Maria do Socorro Freitas de Campos, seus filhos, familiares, colegas de profissão e amigos, que neste momento sofrem por sua partida.

 

Nota de Pesar - Governador do Tocantins Mauro Carlesse 

 

Com tristeza fui informado do falecimento do médico gastroenterologista e coronel da PMTO José Augusto Menezes Freitas de Campos, neste domingo, 28, em Palmas, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

 

Pioneiro no quadro de saúde da Polícia Militar do Tocantins, o médico José Augusto Menezes Freitas de Campos ingressou na PMTO em 1992, onde cuidou, com dedicação, respeito e profissionalismo, da saúde dos militares, seus familiares e de nossos tocantinenses. 

 

Neste momento de luto, rogo ao nosso bondoso e eterno Deus que conforte e console os corações dos familiares, amigos e companheiros da Polícia Militar do Tocantins, que se despedem de José Augusto Menezes Freitas de Campos neste dia.

 

Nota de pesar - Hospitais Palmas Medical e Santa Thereza 



O Hospital Palmas medical e Santa Thereza lamentam a morte do médico gastroenterologista José Augusto Campos, 60 anos, ocorrida neste domingo, 28, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Oferecemos um abraço fraterno neste momento de dor e sofrimento pela perda desse grande profissional que atuava no Medical e era referência da área em todo Estado.

O  Palmas Medical e Santa Thereza manifestam nosso mais profundo sentimento de solidariedade  aos amigos e familiares.

 

Nota de Pesar - Dr. Estevam Rivello Alves - CFM-TO

 

É com profunda tristeza que recebi a notícia de falecimento do estimado amigo Dr. José Augusto Menezes Freitas de Campos (CRM-TO 248), ocorrida na madrugada deste domingo, 28, em virtude de complicações do COVID-19, na cidade de Palmas.

 

Pioneiro no Estado, chegou em Palmas no início da década de 90. Através dos seus conhecimentos em Cirurgia Geral e Endoscopia auxiliou uma enormidade de pessoas. Inovou no Estado, quando possibilitou serem realizadas cirurgias bariátricas, rompendo assim, mais uma etapa de desenvolvimento no Estado do Tocantins. 

 

Em seu histórico ficam esculpidos o fato de ser mestre em Cirurgia, ex-presidente Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva seccional Tocantins e da Sociedade Tocantinense de Videocirurgia. Foi membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Chegou à patente de Coronel da Polícia Militar, acendendo ao cargo após concurso em 1992. Médico concursado, desde 1994, do Estado do Tocantins, lotado no HGP, atuando no setor de endoscopia e cirurgia bariátrica. 
Foi ainda, Conselheiro do CRM-TO, demonstrando assim que cumpriu sua função com muita honradez. 

 

Em nome do Conselho Federal de Medicina, externo minhas condolências à esposa, aos filhos, netos, demais familiares, bem como a todos os amigos que o estimado “Zé Augusto” fez ao longo de sua trajetória! 

 

Que Deus, na sua imensidão de sabedoria conforte a todos! Ficam os ensinamentos. 

 

Descanse em paz nobre amigo! 

 

Comentários (0)