Dorinha e bancada pedem adequações da remessa de imunizantes contra Covid-19

Dorinha cobra celeridade no aumento percentual das doses de vacinas ao Tocantins

Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira, 6 de julho, a deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO) esteve, juntamente com a Bancada do Tocantins, em audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apresentando as demandas dos municípios tocantinenses para área, bem como o aumento percentual das doses de vacinas a serem destinadas ao Estado. 

"Nesse contexto, pedimos adequações da remessa de imunizantes Covid-19 para o Tocantins e do Plano Nacional de Imunização a particularidades do Tocantins. A base da vacina é o censo demográfico de 2010, porém uma realidade muito distante da atual, isso porque o Tocantins é um dos estados que mais cresce no Brasil", observa a parlamentar. 

Segundo o ministro, a questão será reavaliada pelo Comitê Gestor do Plano para que haja ampliação do percentual de doses, tendo em vista que o Tocantins é um dos estados brasileiros que menos recebeu imunizantes.  

Conforme Dorinha, na audiência também discutiram sobre a destinação de recursos e equipamentos para o enfrentamento à Covid-19 no Tocantins e execução das emendas de bancada da LOA 2021. Sobre o assunto e para dar apoio à saúde dos municípios, o ministro afirmou à Bancada que as emendas já estão em pagamento e, vão seguindo, conforme quem não possuir impedimento técnico.

Dorinha explica que, por fim, reafirmaram ao ministro sobre a necessidade de apoio técnico e financeiro de um Centro de Pesquisa no campus da UFNT, em Araguaína, Norte do Estado. "A UFNT já vêm realizando um estudo inicial no enfrentamento à Covid-19, mas é necessário infraestrutura com laboratório e equipamentos. Ele foi receptivo à ideia. Juntos trabalhando pela população do Estado", encerrou. 

Comentários (0)